Um pouco de história

07/02/2018 às 02:19.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:11

O nosso confrade Daniel Antunes Júnior, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, gentilmente deixou para os associados do IHGMC alguns exemplares de sua última produção literária: A Colonização Brasileira e o Livro do Tombo da Casa do Conde da Ponte, até porque “trata-se de uma fonte preciosíssima de informações sobre os assentamentos e a colonização da margem direita do Rio São Francisco”, um documentário de extrema importância para todos aqueles que procuram escrever a história antiga do Norte de Minas, durante o período da colonização no interior brasileiro.

O Desembargador Aluízio Alberta da Cruz Quintão registrou no prefácio do influente livro, qualificando-o como sendo “uma nesga de fato histórico, por mais remoto ou pouco referenciada que seja, ganha vez de, se bem visualizada, ampliar-se e exteriorizar sua real importância que a aparência sovina às vezes, prima por ocultar”. É, certamente, uma obra totalmente diferente das que acostumamos encontrar nas livrarias especializadas em História do Brasil. Tudo isso, devido o seu conteúdo, um estudo sobre o Livro do Tombo, em fac-símile, ao estilo Simeão Ribeiro, para melhor observação dos mais curiosos.

Na apresentação da obra, o autor teve o cuidado de anotar que a sua escrita tem uma linguagem bastante simples. As suas palavras são, pois, oriundas da vida social do povo baianeiro, onde ele exprimiu as ideias e os sentimentos de sua fala para enaltecer a história do sertão norte-mineiro. A primeira expedição exploradora do interior brasileiro, que teve o comando do Francisco Bruzza de Spinoza - ou Espinosa que dá nome a sua cidade natalina - foi resgatada da carta-relatório do padre João de Aspilcueta Navarro, documento que o autor generosamente reproduziu na sua obra para enriquecê-la. Depois de discorrer as fases constantes da história do descobrimento, Daniel resgata as origens de Rio Pardo (DE MINAS), passando pela biografia de Antônio Gonçalves Figueira e Matias Cardoso de Almeida e dai em diante a história é contada e recontada com sabedoria. 

O confrade Daniel Antunes Júnior é natural da cidade de Espinosa, antigo arraial de Lençóis do Rio Verde (Verde Pequeno), que fica localizada na divisa do Estado da Bahia. Para alguns estudiosos, a cidade de Espinosa foi fundada por Francisco Bruzza de Spinoza, o que não é verdade, haja vista que o inicio do arraial de Lençóis do Rio Verde o que veio acontecer mais de três séculos depois da passagem dos exploradores portugueses. O primeiro núcleo habitacional da região foi a Vila de Nossa Senhora de Santana, que fica pouco mais de cinco quilômetros da sede. 

O confrade Daniel Antunes Júnior é associado correspondente do IHG de Montes Claros e associado efetivo do IHG de Minas Gerais. Tem Daniel vários livros publicados, destacando entre eles o livro “Lençóis do Rio Verde - Crônicas do meu Sertão”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por