Todos os Sentidos

29/08/2018 às 06:18.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:10

Não sei de beleza outra da poesia moderna que mais tenha influenciado na literatura montes-clarense senão os escritos do amor-sentimento da acadêmica Evany Cavalcante Brito Calábria. O seu livro “Todos os Sentidos – desvendados e destinados ao amor” atesta todas as tendências dos versos apaixonados “no sentir dos sentidos com o sentir dos sentimentos” em cada palavra, em cada verso e em cada sentença da bela composição poética. Muito menos encontrei, em outros tempos, uma fonte de inspiração tão apaixonada de onde emana a forte paixão como na afirmativa textual de sua autora. Portanto, o livro “Todos os Sentidos – desvendados e destinados ao amor”, de poemas, de Evany Calábria, é o depositário de um poder que procede de sua personalidade, ilibada, pura e amante irresistível das artes literárias.

No primeiro momento, parece aqui tratar-se de uma ingênua obra infanto-juvenil, tendo em vista os desenhos primorosos do artista plástico Márcio Leite que ilustram a capa da obra poética da jovem poetisa Evany. São riscos e rabiscos formando-se um ramalhete de viçosas flores, que vão se desprendendo umas das outras e, esvaindo-se pelo espaço como as borboletas, multicoloridas, nos campos floridos, em plena liberdade. Neste mesmo sentido disse-nos a artista plástica Felicidade Patrocínio que “...as suas palavras encadeadas poematicamente, de forma espontânea, sem compromisso com estruturas de formas eruditas, levam-me à conclusão de que comungamos um mesmo preceito: o de que a liberdade deve ser o primeiro princípio da arte”. Trata-se, pois, a poesia de “Todos os Sentidos – desvendados e destinados ao amor”, da figura do Flâneur, um amante da arte de amar que comenta o que se vê pelos vitrais da vida amorosa.

Ninguém melhor para definir os poemas de Evany senão a sua querida mãe, dona Olga Nena Murça Brito. Na acepção da palavra textualizada, disse ela que o livro “Todos os Sentidos é um trabalho que possibilita à autora ser compreendida além de suas letras. Seus poemas são impregnados de um amor eterno, que por ser eterno vai além da vida”. E assim, a autora de Todos os Sentidos, desvendados e destinados ao amor poetiza afirmando que “é nesse tempo que minha alma/ está aberta à espera de bons ventos// que me levem a rumos desconhecidos...”.

Evany Cavalcante Brito Calábria é natural de Montes Claros. Ela é filha de Tito Cavalcante Brito e de dona Olga Nena Murça Brito. Casada com Paulo Calábria, com quem tem duas filhas: Paula e Bruna. Fez o curso de Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Militante na área literária e vem, ainda, produzindo peças para teatro e poesia. Publicou os seguintes livros: “Infância Verde”, “Vestígios de Última Hora”, “O Anel de Alice” e “Aroma e Cor de Rosa”. É membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, ocupando-se com competência e dinamismo o cargo de presidente da entidade. Parabéns mais uma vez, Enany Calábria, pela ótima produção literária de “Todos os Sentidos – desvendados e destinados ao amor”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por