Os Peregrinos

27/10/2017 às 00:32.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:25

Agora, habituado a ler os seus excelentes textos literários, foi com encantamento que li este valioso repertório de uma fantástica viagem-santa com o mesmo interesse do de sempre. É inacreditável que alguém não encontre o que ler neste livro, onde só não há o gênero “ennuyeux” (ou seja, o enfadonho). Para quem curte o romantismo dos tempos pretéritos sabe, muito bem, que a escrita de Manoel Messias Oliveira nada de enfastioso há, senão o argumento dos fatos e das fotos. No seu trabalho de pesquisa são essas premissas de muito mais realce para todos nós. 

Portanto, neste livro, em que o escritor Manoel Messias Oliveira envereda pela narrativa, já o faz com um nome consagrado nos meios acadêmicos de nossa cidade. E, com ele, o seu trabalho aureolado como pesquisador competente e apaixonado pelas histórias do velho mundo, é que surge de corpo inteiro neste excelente documentário, em livro. A presente publicação, batizada de “Os Peregrinos”, é um prosseguimento na divulgação dos resultados conquistados na expedição à cidade de Fátima, em Portugal, e faz parte das comemorações do primeiro centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, aos pastorinhos, na Cova da Iria. Aliás, este livro vai muito mais além de um simples excursionismo, a não ser de um ludambulismo religioso. Para muitos, uma rara oportunidade de conhecer o velho mundo e, em especial, o berço de nossas origens históricas, hoje representado pela Torre de Belém, na belíssima cidade de Lisboa – Portugal. 

Na escrita de Manoel Messias Oliveira as palavras adejam livremente em cada tema explorado, sem crispações e sem angústias, para que possa redesenhar a “fé” em cada situação ali qualificada. Nota-se que o autor reúne a sua voz pessoal às outras da romaria, sempre com o mesmo objetivo, o de alcançar a crença sem hermetismo e sem mistérios. Numa época em que as religiões se fecham para dentro de si, onde o amor ao próximo está cada vez mais distante do próximo e a paixão espiritual apenas se preocupa na valorização do bem material sem a presença do Divino Espírito Santo, pois este é o mundo-cão dos tempos modernos!

Portanto, atitudes iguais a essas, de ponta a ponta, fazem renascer o espírito da cristandade. Por outro lado, o autor sabe dizer as coisas com arte e com estilo. O leitor tem a oportunidade de aprender a história e a religião ao mesmo tempo, enquanto isso, o historiógrafo vai registrando os fatos mais importantes de sua peregrinação. Em Santiago de Compostela a história é simplesmente fantástica. Muitas surpresas durante as investidas do grupo: em particular a imagem viva de São Tiago representada por um brasileiro, em praça pública, foi um momento mágico!

Não podemos falar aqui sobre todas as luminárias de uma viagem-santa. Haverá tempo e espaço para isso em cada capítulo do livro. É verdade! Além do mais, o literato teve o cuidado de trazer a lume algumas fotografias para melhor ilustrar a sua influente obra. Vamos nesta importante viagem-santa com o conforto de uma leitura, em nossa casa. Parabéns, Manoel Messias e muito sucesso!

O leitor tem a oportunidade de aprender a história e a religião ao mesmo tempo, enquanto isso, o historiógrafo vai registrando os fatos mais importantes de sua peregrinação
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por