Leonardo Álvares da Silva Campos

08/05/2021 às 00:02.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:52

O Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros ficou muito mais pobre com a morte prematura do associado Leonardo Álvares da Silva Campos. Ele nasceu em 3 de junho de 1953, nesta cidade de Montes Claros, era filho de Bento Álvares da Silva Campos e de dona Terezinha Peres Álvares da Silva Campos. Deixou registrado uma vasta e interessante biografia sobre as suas obras e a sua vida, pois era um gênio de múltiplas facetas, e haverá de ser perpetuamente lembrado como sendo um dos mais denodados vultos da história de Montes Claros, pois são os fatores que levam o homem a elevar-se de uma simples posse de talento, ou de talentos, à genialidade dos fatos. Leonardo era, verdadeiramente, um gênio! 

Foi, pois, Leonardo Campos, desse ponto de vista, um pioneiro da pesquisa, um dos primeiros a ter consciência de que o homem primitivo no Norte de Minas merecia estudos relevantes, mesmo por parte de outros pesquisadores e historiadores, numa época em que ainda os seus trabalhos da antropologia não passavam de divagações filosófico-literários e, sobretudo, na parte que diz respeito às coletas no interior das grutas em nossa região, numa legião de indivíduos sempre liderada por Simeão Ribeiro Pires e José Alves de Macedo. 

Pois bem, se nenhum outro mérito tivesse o seu livro “O Homem Primitivo no Norte de Minas”, os seus escritos sobre esses mesmos assuntos, publicados em nossa revista, bastariam para justificar uma nova edição do seu livro, isso no mesmo estilo acadêmico e sob a supervisão do egrégio Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. É verdade que os seus livros têm hoje um lugar de relevo na literatura montes-clarense, isso porque o seu valor maior foi, além de incorporar na própria vida do povo sertanejo o conhecimento de suas origens, também o de relatar histórias como a de “Saluzinho”, um camponês acuado pelas forças ocultas do poder de mando de pessoas inescrupulosas de nossa sociedade.

Então, a nossa cidade da arte e da cultura, mais uma vez, se encontra em completo e lastimoso luto. Luto pela morte abrupta do nosso associado Leonardo Campos. A sua partida para a outra dimensão nos deixará um vazio, sem precedentes, em nossos corações, pois era ele um homem sincero e polêmico nos seus debates; uma pessoa inconstante nos seus afazeres e um forte e íntegro na defesa de suas teses, as que sempre argumentava, sem constrangimentos, sobre tudo o que lhe valia para a compreensão do universo e da origem do ser humano. 

Note bem que, acerca do trabalho que ele realizou durante toda a sua vida, nós assim escrevemos para uma reflexão mais sensata: não sei como o povo da minha terra o julgará no futuro, mas para mim, parece-me que foi um escritor que brincava com as palavras de um texto escrito, todas as vezes que ele encontrava na crosta terrestre um pedaço de pedra lascada, ou um pequeno osso petrificado, assim registrava essas descobertas em seus livros e/ou apostilas, para a construção de nossa história.

Neste mês de abril, o nosso Instituto esteve em pânico! A memória dos que já foram jamais será, por nós, olvidada. O passamento levou-nos para sempre os associados Aldemar Marques da Silva, Harlen Soares Veloso e Américo Martins Filho. E, agora, a morte suprime do nosso convívio de entretenimento, na alegria e na sapiência jovial de Leonardo Álvares da Silva Campos. No Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, ele ocupava com galhardia e competência a cadeira de número noventa e sete, que tem como patrono o saudoso historiador Urbino Vianna. 

Presentemente, o céu montes-clarense se transformou num crepúsculo carmesim, com a tonalidade da saudade e os traços misturados na infinita dor, numa triste hora de dizer-lhe adeus. Adeus, meu velho amigo e estimado confrade paleontólogo, doutor Leonardo Álvares da Silva Campos! Requiesce in pace!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por