História de uma vida

10/08/2017 às 00:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:00

Quando eu li os originais do livro “História de uma Vida”, da nossa ilustre confreira Edwirges Teixeira de Freitas, foi que entendi da honrosa missão que Deus lhe confiou para por ela ser obedecida. Em vista disso, bem sei que Dona Du (assim como ela gosta de ser chamada) está apenas realizando o desejo do Pai Criador: que é o de semear entre os homens de boa vontade essa árdua tarefa de vencer os obstáculos existentes no caminho da nossa existência e provar para eles que o sucesso é algo perfeitamente viável. “A minha vida, diz ela, é um exemplo para homens e mulheres que acham que tudo acaba depois dos 40 anos. O grande segredo de tudo isso é a fé que eu tenho em Deus! “.

Neste belíssimo livro de memórias de Dona Du não há nenhuma citação de arrependimento em suas páginas e, se por ventura alguém encontrar algum indicio nesse sentido, certamente será em relação à saudade dos tempos passados. Portanto, não há nada que lhe apague o grande mérito do seu trabalho literário.
Na verdade, Dona Du é uma memorialista. Ela gosta de falar do passado à maneira do saudoso João Valle Maurício ou à maneira do grande acadêmico Ciro dos Anjos. Por outro, lado, a arte de sua escrita, simples e bela, reflete com fidelidade as rígidas regras de uma sociedade provinciana, onde a participação efetiva da mulher no mercado de trabalho era coisa quase impossível. E se podia entrever ali um traço cultural persistente: a mulher como objeto somente dos caprichos masculinos.

Nota-se que este livro é uma obra à maneira dos grandes escritores da nossa aldeia. Não achará aqui os seus distintos leitores o desânimo, o pessimismo, e nem a inveja dos desalmados. “História de uma Vida” é, e com toda justiça, uma obra literária que veio para fazer escola, e por mais que o queiramos esconder, é impossível negar que em suas páginas, além da arte literária, encontra-se nelas uma verdadeira lição de amor à vida e ao trabalho. Pois bem, a paixão da autora pela odontologia, que iniciava em dezembro de 1939, sempre foi o sonho de seus sonhos. Casada com Raimundo Nonato de Freitas, um homem bom, de uma sensibilidade quase infantil e de uma inteligência incomum, fez com que o sonho de sua amada não fosse interrompido no tempo, pelo contrário, ele incentivou-a a estudar e concluir, com méritos, o curso tão desejado.

Por conseguinte, sabemos que esta obra literária não se trata de um trabalho clássico. Mas, nem por isso ela deixa de ser um livro valoroso para a literatura montes-clarense. Aliás, Dona Du é uma escritora que tem todas as condições necessárias de pertencer à nossa augusta Academia de Letras. E, certamente, que a sua presença neste sodalício somente o engrandecerá de todos os moldes e em todos os sentidos. Portanto, o livro “História de uma Vida” não é, e creio nunca chegará a ser, somente um livro de autoajuda. Há, pois, nele, muitas outras formas de degustar a sua leitura. Em vista disso, ele deverá fazer parte das bibliotecas de Montes Claros e da região. Caríssima Edwirges Teixeira de Freitas, nós lhe confessamos com imensa alegria a nossa satisfação em produzir e editar um livro meritório, oportuno, inteligente e útil como este seu “História de uma Vida”. Parabéns!
 

“História de uma Vida” é, com toda justiça, uma obra literária que veio para fazer escola, e por mais que queiramos esconder, é impossível negar que em suas páginas, além da arte literária, encontra-se nelas uma verdadeira lição de amor à vida e ao trabalho
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por