Desde os Tempos de Menino

03/10/2018 às 06:32.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:46

Concluí hoje, com muita alegria, a leitura de um belíssimo livro de “estórias”, em que nele florescem as nossas felizes lembranças: “Desde os Tempos de Menino”. O livro tem a narrativa sempre na primeira pessoa das reminiscências do amigo e companheiro Ciro Barbosa de Oliveira. Foi um momento repleto de fantasias, em que a emoção apoderou-se do nosso coração a cada “causo” contado pelo ilustre autor. Não são textos longos ou mesmo ricos em adjetivação, com a ação direta em não modificar nomes de pessoas e lugares, mas tão somente o emprego das palavras certas no momento exato. Na verdade, entendemos que o fato de trazer as “estórias” para o tempo presente não representa somente o óbvio, mas apenas resgata as memórias, porque pressupõe que a tradição apologética esteve incessantemente voltada para a visão crítica dos fatos. Observa-se que o autor, em momento algum, preocupou com regras, estilos ou coisa parecida. Com efeito, além da maneira espontânea e sincera na construção das narrativas, ele ainda teve o cuidado de não abusar da paciência do leitor. Em vista disso, o livro “Desde os Tempos de Menino” tem o sabor da saudade envolto no prazer da leitura.

Como não poderia ser diferente, vi, vivi e revivi toda a minha inquietude de menino travesso. Nota-se que todas essas peraltices descritas pelo autor fazem parte de minha saudosa infância. Fica difícil, então, de citar uma única crônica como exemplo clássico dos meus velhos tempos, haja vista as semelhanças de épocas que se confundem com a história de todos nós. Rejubilamo-nos, enfim, pela publicação desta interessante e bela obra literária que representa a melhor narrativa, em estilo próprio, para falar de saudade, de ternura, de amor, de carinho e de felicidade. Por conseguinte, emerge a certeza do encantamento em cada uma de suas páginas.

Em um doce momento literário, o autor provoca o leitor com alguns poemas. Eles são poucos, mas dentre alguns podemos citar “Súplica”, um soneto de rara beleza.

Hoje somente vivemos de recordações e nada mais. Por fim, este livro de reminiscências reúne depoimentos, ocorrências do dia a dia, o pitoresco do trivial, em linguagem escorreita, cujo alcance atinge todas as idades. Parabéns, Ciro Barbosa de Oliveira, pela publicação desta magnifica obra literária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por