As Consultas do Zeferino

24/01/2018 às 00:19.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:55

O livro “As Consultas do Zeferino”, dos escritores-poetas Iran Rêgo & Zeferino Oliveira Guedes, é um santo remédio para o abatimento, para a melancolia e para o tédio dos dias de hoje. Durante a leitura, lembrei-me do saudoso confrade José Prudêncio de Macedo quando o poeta Zeca-Peta escrevia, em versos, as belíssimas trovas para o amigo Roseno de Urandi. Era, assim, uma conversa de amizade e, sobretudo, de confiança que aos poucos se alongava nas noites intermináveis e nas horas sem fim. 

Prefaciando o livro de Iran Rêgo, disse-nos o saudoso confrade João Valle Maurício que “para alcançar a poesia, temos que nos tornar crianças, viver a alma do menino e vestir a camisa mágica da fantasia. Temos que deixar de lado a sabedoria e a segurança do adulto...”. E foi exatamente isso que fez o doutor Iran Rêgo para escrever o livro “As Consultas do Zeferino”. Neste caso, os personagens não são fictícios, assim como fez José Prudêncio de Macedo com Zeca-Peta & Roseno de Urandi. 

De princípio, temos aqui uma mostra da verdadeira literatura de cordel. São versos e trovas que trazem, do imaginário das pessoas para o engraçamento das letras, os momentos mais hilariantes da leitura. O próprio autor já dizia que o seu livro “ficou também muito engraçado, em certos momentos, mas o que mais gostei foi o convívio com essa figura admirável que foi Zeferino, que Deus o tenha”. Mas tudo isso que saiu de sua pena é, para nós, o que de melhor há nos livretos literários dos cordelistas. 

As belas ilustrações do artista plástico Wenderson Sobreira são perfeitas e valorizam substancialmente a obra. Compõe-se este livro de quatro capítulos distintos. O primeiro traz As Consultas do Zeferino, de onde o autor se inspirou para denominar a sua obra. O segundo diz a respeito das Consultas Filosóficas enquanto que, o terceiro capítulo Perguntando as Doenças mostra-nos a verdadeira amizade entre Iran Rêgo e Zeferino. Para completar a sua obra, o poeta faz uma inversão de valores – Vice-versa – se colocando diante dos saberes e do conhecimento naturais do autodidata Zeferino Oliveira Guedes.

No final o autor desabafa: “Ficou o livrinho esperto como me disse um escritor de renome”. Certamente que esse escritor de renome é o nosso ilustre confrade Wanderlino Arruda, amigo e admirador de poeta Iran Rêgo. Por outro lado o leitor deve ter notado que aqui se trata de “um exemplo prático e único de relação médico versus paciente”. Na verdade, o livro “As Consultas do Zeferino” é uma obra de valor inestimável para a literatura montes-clarense. Lendo e relendo alguns livretos de Zeferino Guedes entendi perfeitamente a homenagem que é destinada ao poeta popular Zeferino com as suas indagações. Parabéns, Iran Rêgo, pela homenagem oportuna e necessária. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por