As Aventuras de Zinho Bahia

14/05/2020 às 03:00.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:30

O livro de memórias “As Aventuras de Zinho Bahia”, de Isaias Manoel Cotrim, descortina a persistência das lutas e das labutas, hercúleas, de um jovem sertanejo do interior baiano (Ceraíma - Guanambi), que criou asas e voou para as alturas em busca do amor e da liberdade. É um livro repleto de doces e amargas lembranças, entremostradas nas dezenas de páginas, algumas ilustradas com fotografias resgatadas do fundo de um velho baú e de outras tiradas nos equipamentos fotográficos da modernidade. 

Nota-se que a escrita de Zinho Bahia é excessivamente simples. É como se ele estivesse conversando com um grupo de amigos à beira do rio. Nos “causos” contados, ele nos transmite as suas estórias com uma emoção indescritível. A cada instante da narrativa surge uma novidade que ilustra com sabedoria as suas empolgantes aventuras. Tudo foi narrado na primeira pessoa, o que caracteriza a fidelidade dos fatos. No primeiro momento, há uma sensação da existência da utopia, o que parece que há, neles, somente os mistérios das quimeras em todos os sentidos. Não! Não há ficção alguma no contexto deste livro. São acontecimentos reais e, às vezes, hiperbólicos – haja vista a existência da fantasia –, o que é perfeitamente normal, e que hoje nobilitam a honra e o caráter do autor. 

Zinho Bahia tem uma capacidade incrível de narrar fatos distantes dos tempos de agora e, ao mesmo tempo, o ânimo incomum de produzir textos, em prosa e em verso, para a realização deste livro, sem nenhuma pretensão da fama imediata ou mesmo a longo prazo. A originalidade da sua escrita tem valorizado, e muito, o trabalho agora em pauta. Em vista disso, há duas vertentes de grande importância na sua obra: o trabalho e o amor.

A persistência do trabalho sempre esteve do seu lado. Isso desde o tempo de meninice. Na inquietude dos anos, Zinho Bahia experimentou sabores e dissabores da concorrência comercial e conquistou, na sua vida profissional, um espaço especial, o que lhe favoreceu um ótimo relacionamento com a família e os amigos.

Por outro lado, as mulheres eram uma constante na sua vida. Vários amores encantaram o seu modo de viver e com eles a esperança de momentos melhores. Mais fascinante do que tudo isso é que aqui não se trata de um livro de autoajuda nem de textos literários ou didáticos, mas de uma coletânea de entretenimentos em forma de crônicas. Então, boa diversão! 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por