Aos Amores que Nunca Tive

20/12/2017 às 00:03.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:21

Aconteceu no auditório da AMAMS, o lançamento do livro “Aos amores que nunca tive...”, da jovem escritora Melissa Ferreira Gonçalves. Foi uma noite inesquecível, um momento mágico e gratificante. A poesia é o único instrumento da escrita que acusa a harmonia entre as palavras. Pode ser a mais ingênua expressão lírica dos versos. Pode não ser. Mas nunca deixaria de ser o caminho contaminado da paixão pelas letras. Melissa sabe perfeitamente como utilizar a musicalidade das palavras, pois a sua poesia carrega a arte e o belo, que mal se distingue, para o aconchego das nossas almas. Por isso, em cada página do seu livro, “Aos Amores que Nunca Tive...”, está presente o sentimento e a caridade, muitas vezes com toda a simplicidade do seu bondoso coração. 

O poema não é apenas o artefato, nem o conjunto de sons articulados, não resulta exclusivamente da experiência do autor, ou do leitor, nem mesmo da experiência coletiva, mas é a sumula e a síntese dessas vivências e representações. Talvez seja por isso mesmo que a jovem Melissa passa por um momento de questionamentos vários. Um produto da nossa adolescência. “Ideias vêm à minha cabeça o tempo inteiro e organizá-las de modo a formar poesia é algo que realmente de diverte”. A jovem Melissa é o encanto da bela poesia!

Mas, por outro lado, o seu senso de responsabilidade, de amor e de carinho com as pessoas formam os reflexos de um projeto no espelho. Limita-se o espelho a reproduzir com exatidão o desejo da autora que, defronte de uma realidade sensível, se entrega de corpo e alma na campanha a favor da saúde do menino Arthur. O esforço é válido e significa muito para ela que confessa, dizendo: “lançar este livro significa muito para mim, pois através dele, poderei iniciar com o meu propósito de contribuir para o tratamento de Arthur Emannuel Abreu, criança portadora de Síndrome Cardiofaciocultânea”. 

Outrossim, na doce esperança de viver, disse a autora que “o ritmo no qual você dança/ me lembra aquela criança/ que existe dentro de mim./ a intensidade com que o seu cabelo balança/ me traz esperança/ de que talvez eu também possa dançar assim./ a luminosidade que se sorriso lança/ me faz esquecer dos problemas/ viajar em suas curvas/ e escrever milhares de poemas”. São essas palavras simples do pensamento, mas fortes dos sentimentos.

O excelente trabalho de publicações da Gráfica Editora Millennium, de novos escritores, já tem catalogado os seguintes livros: “Meu Sorriso Mudo”, de Maria Alice Miranda Forte; “Entre Linhas”, de Bibi Ribeiro; “Desatino”, de Lara Carneiro Magalhães; “Sociedade Estrofada”, de Pollyana K. Lacerda; “O Mistério Guardado”, de Anna Luiza Rocha e, agora o excelente livro “Os Amores que Nunca Tive...”, de Melissa Ferreira Gonçalves. Todos esses trabalhos tiveram a participação engenhosa da ilustre professora Noêmia Coutinho Pereira Lopes, que no prefácio desta obra registrou com entusiasmo que os “poemas são exercícios da sensibilidade, do olhar, do sentir, do deixar fluir...”. Parabéns, Melissa, sucesso sempre

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por