Vigilância Sanitária interdita e apreende produtos de empresa irregular

Jornal O Norte
11/10/2005 às 10:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

A divisão de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde de Montes Claros, que vem realizando extensa agenda de reuniões informativas e educativas com representantes dos mais variados ramos de comércio da cidade, divulgou relatório de apreensão e interdição da marca Sucos Dupomar, com base na Lei nº: 13.317/99 (Código Sanitário do estado de Minas Gerais).

Apreensão dos produtos e interdição da fábrica se deu, segundo a divisão de Vigilância Sanitária, pela detecção das seguintes irregularidades:

1- Empresa não possui projeto arquitetônico aprovado pela vigilância sanitária;

2- Empresa não possui alvará sanitário exigido por lei;

3- Instalações da empresa são inadequadas e sem ventilação;

4- Prédio da empresa possui piso, paredes e teto rachados e mofados;

5- Congeladores para conservação do produto estão sujos e em péssimo estado;

6- Rede de esgoto exposta no teto em cima da área de fabricação;

7- Falta de higiene nas instalações, utensílios e equipamentos;

8- Faltam vestiários e sanitários para funcionários;

9- Funcionários trabalham semi-despidos;

10- Presença de baratas; não há controle integrado de pragas e vetores;

11- Ralo de esgoto sem tampa adequada;

12- Falta de registro do controle da saúde dos funcionários;

13- Uso de água sem filtração para a fabricação do suco;

14- Produtos armazenados de forma inadequada;

15- Presença de bicicletas dentro da área de fabricação.

CARTILHA

Constatadas as irregularidades, os fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam produtos e embalagens. A seguir, lavraram auto de interdição nº: 001105 e auto de apreensão nº: 00110. Com vistas a efetivar um trabalho permanente de educação sanitária, a secretaria de Saúde está lançando intensa campanha de esclarecimento junto a escolares e à população em geral, ao mesmo tempo em que vem realizando reuniões com os diversos setores do comércio local, notadamente com aqueles que lidam com alimentação e saúde.

A coordenação da campanha está preparando cartilha sobre o tema Alimentos e já lançou um marca-texto com as principais informações sobre a exigência legal do alvará sanitário e demais esclarecimentos sobre uma gama variada de doenças que podem ser contraídas em academias, salões de beleza e barbearias, riscos em farmácias e drogarias, riscos de contágio de doenças em consultórios médicos e odontológicos, riscos de doenças por ingestão de carnes e outros alimentos disponibilizados sem os devidos cuidados de higiene sanitária, dentre outros, uma vez inobservadas as regras básicas preventivas de saúde pública.

- A campanha pretende atingir escolares em todas as faixas etárias e ciclos. Seu caráter é eminentemente educativo e preventivo de doenças e não pretende agir coercitivamente conforme é facultado pelo Código Sanitário do estado de Minas Gerais. Todavia, a exemplo da fábrica de sucos interditada, o município está atento e não abrirá mão de proteger a saúde de todos os cidadãos, preferencialmente pela via educativa, mas, quando necessário, agindo com rigor para coibir abusos – garante o secretário municipal de Saúde João Batista Silvério.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por