Saúde prioriza educação de modelo preventivo

Jornal O Norte
07/07/2005 às 16:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47

A secretaria municipal de Saúde de Montes Claros, como parte do seu planejamento e dentro da agenda municipal de saúde - que prevê a consolidação do modelo preventivo de assistência - criou e vem realizando, dentre outras atividades o Projeto quarteirão modelo, para escolares, profissionais, trabalhadores e população em geral.

O projeto, cujas ações são baseadas em experiência cubana de trabalho e nos princípios da cultura japonesa relacionada à qualidade total, foi criado pelo técnico Givanildo Passos e vem sendo adotado, diariamente, com adequações à realidade local e regional, em escolas do município e do estado, associações comunitárias, empresas, igrejas e demais grupos da sociedade civil organizada, com ênfase educacional.

Iniciado em abril deste ano e sob a supervisão da Divisão de comunicação, informação e educação da secretaria municipal de Saúde, o projeto é coordenado pela Seção de educação em saúde daquela divisão, cujos cursos, palestras e demais atividades são ministrados pelo seu criador, com o apoio de pessoal técnico de outras divisões, gerências e secretarias.

PRESTANDO CONTAS

As atividades do Projeto quarteirão modelo se resumem a 26, a saber: cursos, palestras, visitas, reuniões comunitárias e técnicas, blitze, teatro, passeatas com escolas e associações, dentre outras que foram quantificadas pela Divisão de comunicação da secretaria de Saúde, no período compreendido entre 04 de abril e 30 de junho deste ano.

Os números são os seguintes: combate à dengue: 31 reuniões comunitárias - 112 pessoas beneficiadas, 78 reuniões técnicas - 117 pessoas beneficiadas, apresentação de uma peça teatral para 355 pessoas, duas passeatas - 1.200 pessoas beneficiadas direta ou indiretamente, 157 palestras sobre o tema - 4.317 pessoas beneficiadas diretamente, lançamento do programa de coleta seletiva do lixo (outra atividade do projeto) na zona rural, localidade de Aparecida do Mundo Novo, beneficiando diretamente 400 pessoas e indiretamente a cerca de 1.100.

PALESTRAS

O Projeto quarteirão modelo realizou outras tantas atividades, abordando outros temas: foram 17 palestras sobre DST/AIDS, tuberculose e tabagismo, 18 reuniões técnicas, dez reuniões comunitárias, beneficiando uma população de 812 pessoas.

Recentemente, atendendo a um convite oficial o projeto iniciou um trabalho de parceria com o Projeto estação saúde, do Sesc-MG de Moc e, juntos, vêm realizando ações educativas de promoção e prevenção de doenças.

Exemplo disso é que, hoje, esta parceria apresentará peça teatral sobre o tema dengue e, ao final, atividades de higiene bucal, na escola municipal Vidinha Pires, zona urbana da cidade, para cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores e familiares.

ABRANGÊNCIA

Conforme informações da Divisão de comunicação da secretaria municipal de Saúde, o Projeto quarteirão modelo poderá se estender a todas as escolas, associações, empresas, Ongs e demais setores da sociedade. Para isso, os interessados deverão dirigir ofício à sede da secretaria, no bairro Edgar Pereira, ou ainda acessar os coordenadores pelo telefone 3229.3300 - falar com Edson Andrade ou Givanildo Passos.

O secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério é um entusiasta das atividades de educação em saúde. Para ele, a inversão do modelo curativo para o preventivo já é uma realidade no município, graças ao trabalho continuado de educação que vem sendo planejado e executado por todas as gerências e divisões da secretaria, nesta gestão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por