Ruth Jabbur 14/06/2017

14/06/2017 às 00:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:04
Ao retornar ao passadopelas trilhas da lembrançaa alma se faz criançarevendo um mundo encantado.Cada novo passo dadoa um outro passo convidae nessa marcha invertidaeu vou encontrando a esmoos pedaços de mim mesmodeixados ao longo da vida. Luiz de Paula

 Com este poema belíssimo de sua autoria, Luiz de Paula, nos comove com sua sensibilidade e nos instiga a conhecer um pouco de sua vida.

Nascido em Várzea da Palma, interior de Minas Gerais, no dia 27 de junho de 1917, comemora agora, junto da família e de seus amigos, seus 100 anos de vida!

Vida dura, de muito trabalho, muito estudo, muito esforço, mas também de muitas alegrias, música, risadas e amizades: uma vida feliz.

Menino pobre, nascido na roça, passou por dificuldades para estudar, tendo inclusive interrompido seus estudos por duas vezes por falta de recursos.

Talvez por isto mesmo, sempre foi um defensor da educação. Criou escolas de 1º e 2º grau, em cidades onde não havia escolas que iam além do curso primário, como Várzea da Palma, Buenópolis, Corinto, Capitão Enéas e São Francisco. Depois foi professor, e, mais tarde, através da Fundação Educacional Luiz de Paula, foi co-fundador e patrocinador da criação da FAFIL, que foi precursora da hoje UNIMONTES. Conseguiu também para Montes Claros, o Centro de Formação Profissional do SENAI, e doou o terreno para sua construção.

É reconhecido como cidadão Benemérito de Montes Claros, que muito fez por nossa cidade e região.

Trabalhou desde cedo, começando ainda criança aos 9 anos como engraxate na rua Simeão Ribeiro. Depois trabalhou no comércio, foi auxiliar de tipógrafo, contador, professor de contabilidade, advogado, usineiro de algodão, industrial e empresário com a criação da Coteminas e importante divulgador da região e estimulador de novas indústrias locais.

Envolveu-se no crescimento e na vida de sua região. Para isto foi vice-prefeito, deputado federal que, entre outras coisas, trouxe o Batalhão de Infantaria para Montes Claros e também escreveu o seu hino.

É rotariano, maçom, fazendeiro, membro da Academia Montes-clarense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Também é membro da ACLECIA - Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, e da ACLAV - Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma. Foi vice presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por vários mandatos.

Sempre acreditou na força de seu trabalho e, procurou passar esta visão para seus filhos. O trabalho foi sempre sua rota e filosofia de vida.

Também é poeta e escritor de mão cheia. Compôs diversas músicas, com várias gravadas por cantores reconhecidos, dentre elas destacamos a música do centenário de Montes Claros “Montes Claros Centenária”.

Seus livros - Na Venda de Meu Pai, Por Cima dos Telhados Por Baixo dos Arvoredos, A Viagem, Momentos, Nossa Família - foram escritos após sua aposentadoria, aos 85 anos de idade. E continuou produzindo.

Nestes 100 anos de vida, cabem muitas histórias, e há muitas histórias ainda, na vida de Luiz de Paula.

Filho de Joaquim de Paula Ferreira e de Emília Mendonça de Paula, é casado com a professora de História, Isabel Lafetá Rebello, com quem tem 5 filhos: Luis de Paula Filho casado com Patrícia Vilella Arruda de Paula, Maria Isabel, João Gustavo casado com Juliana Pinho Pinheiro, Maria Cecília casada com Danilo Rego da Fonseca e Maria Juliana. Tem seis netos: Luis Felipe, Maria Clara, Bernardo, Fernando, Lívia e Júlia.

Maria Isabel Rebello de Paula
Junho/2017

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por