Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

19/07/2017 às 00:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:38

O Estado de Minas Gerais é realmente um lugar que surpreende e tira fôlego dos seus visitantes. Não só por causa da hospitalidade da sua gente, mas também porque possui diversos paraísos ecológicos e históricos que atraem milhares de pessoas anualmente. É o caso do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no Norte do Estado, entre os municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões.

A origem das atrações data de milhões de anos, ainda quando parte do Brasil estava submersa pelas águas de um mar interior e que com a elevação do nível da terra fez secar essa água. Esse processo deixou grandes e blocos de calcário que hoje abrigam inúmeras cavernas espalhadas pelo território brasileiro.

Dessa forma, a ação do tempo resultou num conjunto de cavernas, muitas ainda virgens, que tem atraído espeleólogos (especialistas ou exploradores de grutas, cavernas e fontes) em busca de grutas ainda não catalogadas e de sua rica biodiversidade nos biomas cerrado e caatinga. Além disso, a área contém um número muito expressivo de espécies do nosso ecossistema ameaçado de extinção.

O local é realmente um encanto. O que mais chama atenção são as belíssimas paisagens repletas de arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares, de importância internacional, cujas cavernas são de grandeza colossal. Vale muito a pena visitar aquele santuário, principalmente porque foi estruturado recentemente e está ainda mais seguro e belo. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência única num passeio inesquecível.

Criada em 1999, o parque possui área de 56,4 mil hectares e é ambiente propício para estudos, pesquisas, lazer e excursões escolares. As visitas à unidade de conservação devem ser previamente agendadas para uma melhor comodidade dos seus visitantes.

Como são muitas as opções, o ideal seria o visitante dispor de uns dois dias para percorrer os principais locais do parque. A Gruta do Janelão, por exemplo, é o principal atrativo. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes depressões, na imensidão de seus salões e em suas gigantescas formações minerais. É lá que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.

Mas existem outros lugares que encantam dentro da gruta, como é o caso do Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio, Caminho da Lapa do Boquete, Caminho da Lapa dos Desenhos, Caminho da Lapa do Rezar (com 90 metros de largura e mais de 40 metros de altura) e Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio.

Não obstante as belezas naturais encontradas ali, o grande desafio dos seus administradores e daqueles que defendem sua preservação é combater a ação ilegal do homem. Queimadas descontroladas, desmatamentos, caça e pesca predatórias, insuficiência de funcionários e uma logística de fiscalização precária comprometem um dos maiores patrimônios ecológicos e de arte rupestre do mundo. Com a atenção devida, a promoção do turismo sustentável e a responsabilidade todos, o Parque do Peruaçu vai continuar a ser uma grande atração de Minas Gerais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por