Prevenção, não exploração

O Norte
17/03/2020 às 03:54.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:58

A expectativa de crescimento exponencial dos casos de infectados pela Covid-19 é fato, e assim foi com os países que registraram maiores índices da doença. A restrição de eventos e situações que provoquem aglomerações é apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas não só ela, como a forma mais eficiente de frear a pandemia. Se não reduzindo o número de casos, ao menos a sua incidência simultânea, de modo a evitar a sobrecarga das unidades de saúde.

O cenário socioeconômico que se desenha é igualmente preocupante, diante das várias atividades afetadas e do efeito dominó provocado com tantas limitações e recomendações. Estima-se que não haverá setor imune a um acontecimento global sem precedentes ao menos neste século e que, por seu impacto, não sem exagero é comparado às guerras mundiais.

Que será possível passar pela pandemia não há dúvidas, preferencialmente com o mínimo comprometimento de vidas possível. Algumas condições, no entanto, se impõem.

É fundamental que todos entendam a gravidade da situação e não a minimizem – muitas vezes por ainda não terem tido contato direto com o coronavírus, de forma direta ou por meio de parentes e conhecidos. Não é porque ainda não atinge o círculo pessoal que o risco deve ser ignorado. Ter os cuidados preventivos, como higienizar constantemente e adequadamente as mãos, manter a etiqueta na hora de tossir ou espirrar, evitar contato com quem apresenta os sintomas e não ficar em aglomerações é fundamental. 

No entanto, não há justificativa para elevações de preços que tornem produtos essenciais à prevenção, como álcool em gel, inacessíveis a boa parcela da população. A própria China, de onde se originou a Covid-19, é o melhor espelho, ao mostrar como a vida começa a voltar ao normal e o número de novos casos felizmente regride. A disseminação de informações verdadeiras e relevantes com relação ao coronavírus também se mostra fundamental para não tornar o quadro ainda pior.

Não há justificativa para elevações de preços que tornem produtos essenciais à prevenção, como álcool em gel, inacessíveis
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por