Transferindo apoio

19/04/2018 às 06:16.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:25

Tenho recebido vários questionamentos de leitores querendo saber até onde vai o peso do apoio de prefeitos nas eleições deste ano em Minas. Tal pergunta é subjetiva e tem várias vertentes. A primeira análise é que na disputa majoritária o peso é significante, já que a crise enfrentada pelas prefeituras será creditada ao governo, ou seja, vão preferir criticar quem elegeram adversários a pedir voto para o candidato que vão apoiar. Quanto à disputa proporcional, o que existe é a chamada transferência de voto. Neste caso, o prefeito que não tiver bem avaliado pela população _ que é a maioria deles _ terá dificuldades em convencer maioria dos eleitores a seguir seu candidato. Mesmo neste caso, temos que levar em consideração o “ peso da caneta”. A estrutura da máquina administrativa na pior das hipóteses polariza a disputa. 

Candidato a estadual
O ex-vereador por Montes Claros Fábio Neves (PSB) aproveitou as redes sociais para declarar que será candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Vale lembrar que em 2016 ele foi o nono mais votado (2.551 votos). Face ao coeficiente eleitoral, acabou ficando de fora. Uma das razões da candidatura de Fábio Neves é a de reforçar a campanha à reeleição do deputado Welinton Prado (Pros) em Montes Claros e cidades próximas. 
 
Ex-vereador
Outro ex-vereador que aproveitou as redes sociais para declarar que é candidato a deputado estadual é o Professor André Ricardo (PPS), que na eleição de 2016 obteve 1.306 votos. Ele alega que, depois de ter recebido conselhos, fez reflexão e decidiu colocar o bloco na rua. 
 
Diminuição da bancada
Independentemente do resultado das urnas, o PT mineiro tende a diminuir pela metade a sua bancada na Câmara Federal. A preocupação passou a ser a de buscar coligação e formar chapa capaz de diminuir o prejuízo. Da atual bancada, três deputados já desistiram da empreitada. O deputado Gabriel Guimarães (PT) jogou a toalha de vez, enquanto Odair Cunha (PT) e Miguel Corrêa (PT) anunciaram que vão enfrentar as urnas, mas como candidatos a estadual. 
 
Diretor do Galo
Por falar no deputado federal Gabriel Guimarães (PT), a novidade divulgada pela imprensa nesta semana foi a sua indicação como diretor de Patrimônio do Clube Atlético Mineiro. Vale lembrar que na eleição de 2014 ele teve o apoio do então presidente do Galo Alexandre Kalil. 
 
Convênio Copasa
Na audiência pública, realizada na manhã de ontem pela Câmara de Montes Claros, a pedido do vereador Wilton Dias, para discutir a renovação de contrato com a Copasa, o promotor de Justiça Felipe Caires sugeriu à comissão do Legislativo que analisa o projeto que, antes de ser levado ao plenário, uma cópia seja encaminhada ao MP, para saber se condiz com o que foi recomendado. Outra recomendação foi a realização de reunião com a promotora do Meio Ambiente, Aloísia Beraldo, para discutir questões ambientais que envolvem o projeto. Acreditam que a revitalização de rios e nascentes próximas deve ser contemplada na proposta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por