Sucessão em Minas

21/09/2021 às 00:58.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:54

Aos poucos, a definição do processo sucessório no país vem se definindo. Em Minas, a discussão parou na polarização entre o atual governador, Romeu Zema (Novo), e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Partidos historicamente importantes no processo, a exemplo do PSDB, PT e MDB não estão encontrando espaço para apresentar nomes na disputa. Os tucanos aguardam as prévias em novembro, que definirão o candidato à presidência, para se manifestar. Tudo caminha para ser anunciado apoio a Zema. O PSDB já faz parte da base de apoio ao governo mineiro e conta na estrutura com o vice-governador (Paulo Brant), a liderança na Assembleia (deputado Gustavo Valadares) e a secretária de Planejamento e Gestão (Luísa Barreto).

Futuro do Cisrun
Vários leitores querendo saber o que acontecerá com a direção regional do Samu (Cisrun Macro Norte) no caso de confirmada, em segunda instância, a cassação do mandato do prefeito de São Romão e presidente do Consórcio, Marcelo Meirelles, acusado de compra de votos na eleição de 2020. Conforme apurou a coluna, o estatuto do Cisrun prevê uma nova eleição. Vale lembrar que Meirelles foi condenado em primeira instância e já recorreu da decisão. Enquanto não sair a decisão de um colegiado fica difícil fazer qualquer projeção.
 
Pacheco no muro
O momento de indecisão vivido pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, poderá custar o naufrágio de seu projeto político para 2022. Pelo andar da carruagem, ele não vem conseguindo fazer a leitura do momento atual e possibilidades futuras do quadro político. Tem tomado decisões pensando apenas em seu projeto político. A conversa de que poderá ser opção de uma terceira via tem sido alimentada apenas por aqueles que não estão tendo espaço em nenhum dos lados da disputa.
 
Ciro no caminho
A bancada do PDT na Assembleia de Minas tem hoje como principal desafio se liberar das amarras da direção nacional da agremiação que insiste na candidatura à presidência de Ciro Gomes e não aceita que seus integrantes deixem de apoiar o ex-ministro, ou o candidato que for definido pelo partido em Minas. Não é nenhum segredo afirmar que os dois deputados estaduais do partido, Carlos Pimenta e Alencar da Silveira, navegam pela direita e não pela esquerda e que se as eleições fossem hoje, o apoio seria para o atual governador Romeu Zema ( Novo). Não será nenhuma novidade se, quando da abertura da janela, os dois abandonarem o barco.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por