Resposta EcoRodovias

27/02/2021 às 00:30.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:16

Em coluna anterior, divulgamos o sentimento dos usuários da BR-135 com relação ao trecho Curvelo/Montes Claros. Há críticas à precariedade do trecho e à falta de ação da EcoRodovias, responsável pelo cuidado e exploração da rodovia. A este respeito ,a empresa encaminhou nota em que afirma que as ações que desenvolve obedecem ao previsto no Contrato de Concessão, a exemplo da conservação, reparação e ampliação. Outra informação é a de que até o quinto ano de concessão serão entregues 136 km de duplicação e 55 km de faixas adicionais. Acrescenta a nota que já foram entregues 14 km, em outubro de 2020. Garantiu que os reparos no pavimento do trecho estão sendo realizados gradativamente, seguindo planejamento da área de engenharia.

Rodeios
Na nota encaminhada pela empresa EcoRodovias, para justificar as críticas do usuário, que alega excesso de buracos na pista entre Curvelo e Montes Claros, a empresa fez rodeios e não explicou o que vem sendo feito no trecho citado. Apenas apresenta um cronograma de trabalho e a realização de 14 km de faixas adicionais, o que entendo ser incompatível com o tempo em que a empresa assumiu a rodovia.
 
Covid
É importante ficar claro que sou totalmente favorável a medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, bem como sei do grau de letalidade e comprometimento da saúde da população com a proliferação do vírus. Entretanto, o que questiono é a implantação de medidas sem comprovação científica e a criminalização de toda população, baseada na irresponsabilidade de meia dúzia de pessoas. Da mesma forma, não concordo com a tese do procurador do Município de que “quem circula à noite é gente irresponsável”, o que seria generalizar toda uma situação. A este respeito, o leitor Tomaz (Toninho) lembra que, durante o dia, a aglomeração de pessoas em bancos, casas lotéricas, dentro dos coletivos, aumenta a possibilidade de proliferação do vírus.
 
Decreto ilegal
O promotor José Aparecido Gomes, que já esteve lotado no Ministério Público em Montes Claros, e o promotor Henrique Borsari, lotados na 25ª Promotoria Pública de Uberlândia, baseando na Constituição Federal e Estadual, consideram ilegal a decisão da Prefeitura de Uberlândia de impedir as pessoas de circularem a partir das 20h, alegando que medida extrapola a competência municipal. Disseram ainda que a atuação da Polícia Militar constitui em ação ilegal e abusiva. Recomendaram ao comandante da 9ª Região da Polícia Militar em Uberlândia que orientasse os comandantes dos batalhões sobre a ilegalidade de eventuais ações policiais repressivas e que atentem contra a liberdade de ir e vir dos cidadãos. Vale lembrar que o decreto em Montes Claros é igual, inclusive nas vírgulas. Aqui, só o horário difere.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por