Reforma política

06/08/2021 às 00:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:37

Pelo andar da carruagem, a Câmara Federal deve abortar a PEC que institui a adoção do modelo “distritão” no lugar do atual sistema proporcional. O assunto não tem consenso dentro da comissão especial que discute a reforma política. O presidente da comissão é o mineiro Luís Tibé ( Avante-MG). A matéria pode ir diretamente para votação em plenário, mas precisa passar por duas votações e obter pelo menos 308 votos em cada e precisa ser votada pelo menos um ano antes da eleição. 
 
Limitação de pesquisas
Pelo menos no Brasil, onde a maioria das pesquisas trazem resultados encomendados para agradar o contratante, fica difícil emitir opinião sobre a possibilidade da Câmara Federal incluir no projeto que revisa a legislação eleitoral, o veto à divulgação de levantamentos de intenção de voto na véspera das eleições. Cercear tal informação ao eleitor não seria uma atitude democrática. Entretanto, é preciso que penalidades rígidas sejam aplicadas a institutos que manipulam números para cumprir compromisso com quem paga. 
 
Novela ponte JK
Mais parece novela sem final, a construção de uma nova ponte sobre a linha férrea, entre o bairro Floresta e o JK, na Avenida Minas Gerais. Primeiro a dificuldade foi vencer questões burocráticas junto a ANTT e em seguida iniciar o processo licitatório. Para surpresa dos que utilizam a avenida, a primeira licitação “caducou”, sendo necessário uma segunda que também não vingou, porque a empresa vencedora não sustentou os valores. A última notícia é de que a empresa vencedora da terceira licitação desistiu do serviço, alegando necessidade da realização de aditivo em decorrência do aumento do preço dos materiais, principalmente ferro e cimento. Sobre o assunto, a prefeitura prepara a quarta licitação para a mesma obra.
 
Asfalto zona rural
Fonte da prefeitura de Montes Claros informou que o prefeito Humberto Souto está propenso a utilizar os R$ 15 milhões que receberá do acordo entre Governo do Estado e a Vale, no asfaltamento da estrada que liga a BR-135 ao distrito de Aparecida do Mundo Novo. O assunto já foi confirmado por vários vereadores.
 
Disputa na OAB
Divulgamos na coluna de ontem que as eleições da 11ª da Subseção da OAB/MG com sede em Montes Claros, estão previstas para acontecer no mês de outubro. Na verdade, a eleição nas três esferas ( Municipal, Estadual e Federal) está prevista para a segunda quinzena de novembro. Também comentamos que tanto oposição, como situação já haviam apresentado seus candidatos, sendo Herbert Alcântara ( situação) e Gisele Albuquerque (Oposição). Na prática tudo caminha para apresentação de uma terceira chapa, por exigência da disputa pela direção estadual. Na próxima coluna comentaremos mais sobre o assunto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por