Quem quer dinheiro?

Preto no Branco / 23/10/2021 - 00h59

Jamais imaginamos que chegaria um momento em que o principal problema dos prefeitos seria de como gastar o dinheiro recebido. A pandemia, que foi um desastre para a população, com milhares de vidas perdidas, acabou sendo a solução das prefeituras. É que os setores de saúde e educação que antes da Covid-19 se queixavam de dificuldades financeiras hoje buscam uma forma de gastar os recursos que vêm recebendo do governo federal e estadual. A maior dificuldade tem sido com a aplicação do dinheiro recebido do Fundeb. É que com o fim das aulas presenciais as prefeituras não tiveram como aplicar todo recurso. 

Falta tem para gastar
Ontem, durante a realização de seminário promovido pelo Cimams, em parceria com o TCE-MG e Ministério Público, tive oportunidade de conversar com vários prefeitos que compareceram justamente para buscar orientação de como aplicar a sobra de recursos do Fundeb. Para se ter ideia, as prefeituras estão pagando aos professores o piso nacional e ainda no fim do ano correm o risco de realizar rateio de parte da sobra dos recursos. É que o dinheiro recebido este ano do fundo tem que ser gasto no atual exercício.
 
Compra de equipamentos
A crise no sistema automobilístico, com a falta de peças, para produção de automóveis, não só inflacionou o preço dos veículos, como também tem impedido que as prefeituras organizem sua frota. Agora mesmo, prefeitos programaram a compra de carros, principalmente ônibus e caminhonetes para atender o setor de educação, mas não encontram disponíveis nas concessionárias, ou junto às fábricas. Estes haviam programado justamente utilizar sobra dos recursos do Fundeb, que terão que ser gastos até dezembro, para investir no setor do transporte, mas não terão como.
 
América Vôlei
Hoje (23), às 17 horas, teremos a estreia do Montes Claros Vôlei na Superliga 2021/2022 contra o Brasília Vôlei, tendo como novidade a volta do torcedor ao Caldeirão após quase dois anos. A partida acontece no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. É importante que a equipe que representa o município conte com o apoio não só do empresariado, do poder público municipal, mas principalmente do torcedor amante do esporte.
 
São Geraldo II
Tem sido constante o registro de acidentes no início da BR-365, entrada para a comunidade de São Geraldo II em Montes Claros. Diante da constatação o vereador Wilton Dias (PTB), apresentou a prefeitura, através de requerimento aprovado na Câmara, pedido de elaboração de projeto e posterior execução, de via pavimentada, ligando o São Geraldo ao Anel Rodoviário Sul, área conhecida como Trilha do Sol. São apenas dois quilômetros de asfalto. A proposta foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Humberto Souto.

Publicidade
Publicidade
Comentários