Quem paga a conta

09/03/2021 às 00:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:21

A ideia que temos é que o lockdown ou Onda Roxa apresenta como ponto central a transferência de toda a responsabilidade das medidas de enfrentamento à Covid-19 para a sociedade, sem apresentar contrapartida. As consequências são desempregos recordes e fechamento de empresas. A cada dia me convenço de que a pandemia tem servido apenas como pano de fundo para o estrangulamento da economia. Será que nas discussões das medidas de enfrentamento à pandemia o bem-estar da economia e social das famílias também não são debatidos?

O boi e o carrapato
É preciso que, quando pensarem as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, pensarem também nas famílias que não estão conseguindo pagar o aluguel ou precisam de um teto. Pensar em famílias que não estão conseguindo levar o alimento para dentro de casa, por falta de trabalho. Pensar na dignidade que as pessoas estão perdendo com as decisões dos nossos governantes. O combate ao vírus e a própria opinião da ciência têm que gerar decisões equilibradas. Sabemos da gravidade do problema, e do momento difícil, mas não podemos entender que “matando o boi conseguiremos acabar com o carrapato”.
 
Polícia e bandido
Fica fácil para a classe política definir sobre progressão de salário de servidores públicos já que neste quesito estão bem servidos. Agora mesmo, o Senado aprovou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial estabelecendo que a classe policial ficará com salários, promoções, progressões e concursos suspensos enquanto durar o decreto de calamidade pública, devido à Covid-19. Pelo visto, a proposta tem apoio do Palácio do Planalto. O resultado é que a classe policial, principal base de apoio do presidente Bolsonaro, poderá abandonar o barco. Se a classe política estivesse nas ruas enfrentando bandidos, certamente teria outra posição e pensamento.
 
Sociedade Rural
O agropecuarista José Moacyr Guimarães foi eleito, nesta segunda-feira (8), novo presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, em substituição ao atual presidente José Luiz Veloso Maia, que deixa a direção da entidade depois de quatro anos. A Assembleia Geral Ordinária e Eleição do 27º Presidente e a Diretoria teve chapa única e foi realizada on-line, devido à pandemia da Covid-19. Vale lembrar que Moacyr chega trazendo na bagagem experiência de 20 anos fazendo parte das diretorias da Rural.
 
Atividades essenciais
Empresários e trabalhadores aguardam o envio ao Congresso Nacional, por parte do governo federal, de projeto de lei que amplia a lista de atividades consideradas essenciais. O presidente Bolsonaro comentou que atividade essencial é toda aquela necessária para o chefe de família levar o pão para casa. Disse que caberá à Câmara Federal definir a lista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por