Publicação de quinta-feira, 29 de março de 2007

Preto no Branco / 29/03/2007 - 11h14

FUTURO DO PT

· Recebemos a sugestão de comentar sobre o futuro do PT de Montes Claros, principalmente no que se refere às eleições de 2008. Apesar de ter aceito o desafio, entendemos que qualquer previsão futurista sobre uma agremiação desestruturada passa a ser uma missão impossível. Como hoje no município o partido está no poder sem ser poder, acreditamos que o ideológico deu lugar ao fisiológico. Num primeiro momento, dentro da base petista haverá dificuldades para o lançamento de candidatura própria.

Como em todas as regras existem exceções, temos que admitir a existência de meia dúzia de petistas ideológicos que não está aceitando o quadro a que foi submetida. Por ser minoria, falta força para reverter o processo.

Quando venceram as eleições municipais em 2004, os petistas imaginaram que  a cidade  seria governada  a quatro mãos, com o vice-prefeito Sued Botelho e todo o seu grupo tendo poder de decisão. Com a aproximação do pleito de 2008, descobriram que a realidade é outra e que  o PT de  Moc terá que buscar sua identidade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

FUTURO DO VICE

· O comportamento do vice-prefeito Sued Botelho nem de longe  lembra aquele  vereador polêmico que sempre apresentava propostas inovadoras para melhoria da qualidade de vida do montes-clarense.  Sued praticamente se afastou do cenário político do município, o que nos leva a acreditar que dificilmente disputará o próximo pleito. A ele resta o espaço para disputar uma cadeira na câmara municipal.  A informação de bastidores é de que Botelho sonha na reedição do acordo que permitiu a ele ser o companheiro de chapa de Athos. 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NOME DO NINHO TUCANO

· Se de fato a deputada Elbe Brandão continuar dando as cartas dentro do seu grupo político em Janaúba, é provável que o superintendente da Codevasf em Minas, Anderson Chaves, terá dificuldades em colocar seu nome como candidato a prefeito.  Há cerca de um mês, o colega jornalista Artur Júnior comentou sobre  a possibilidade de Anderson ser o candidato indicado para substituir Ivoney Abad. Em resposta, a deputada e secretária de estado, Elbe Brandão, fez questão de distribuir nota à imprensa colocando o nome daqueles que irão participar da prévia, deixando de fora o super da Codevasf. A lista inclui o nome do seu esposo, Luiz Henrique. 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NÃO ABRE MÃO

· Ao ser indagado sobre o fato de ter sido preterido pela deputada Elbe Brandão na disputa pela prefeitura de Janaúba, o superintendente da Codevasf, Anderson Chaves, procurou minimizar a questão, dizendo que “a deputada apenas citou os nomes dentro do seu partido - PSDB. É evidente que o grupo é bem maior. Sou um dos pré-candidatos a prefeito indicado pelo PMDB”. Pelo que apuramos, o chefe da Codevasf é o nome de preferência do atual prefeito Ivoney, com  o aval do deputado federal Fernando Diniz, majoritário naquele município.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NA FRENTE

· Se as eleições municipais fossem hoje, independente do nome escolhido como candidato a prefeito de Janaúba pelo grupo que detém o poder, o certo é que o ex-prefeito e ex-deputado Dimas Rodrigues sairia na frente. Aliás, o prefeito Ivoney Abade, apesar de seis anos no poder, não conseguiu formar um grupo sobre o seu comando. Vive sobre as sombras da deputada Elbe.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

MINAS DO NORTE

· A CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do senado emitiu parecer favorável à realização de consulta popular para a constituição do estado do Maranhão do Sul. Autorizado o plebiscito, caberá ao TER-MA - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão proceder à consulta, de acordo com instrução normativa que deverá ser elaborada pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Se a proposta for aprovada, será o primeiro plebiscito a ser organizado na história brasileira, para consultar a população sobre a criação de um estado. Em relação à proposta de criação do estado Minas do Norte, o projeto está engavetado porque não é do interesse dos deputados de Minas defenderem a proposta. A vontade dos nossos parlamentares federais passa pelo desejo do governador Aécio Neves, que não quer ouvir sequer falar sobre o assunto.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

UNANIMIDADE

· Respondendo pela secretaria municipal de Educação, a professora Dagmar Brandão conseguiu a proeza de ser unanimidade entre oposição e situação. Tem recebido elogios inclusive da exigente educadora e vereadora Fátima Macedo. Nesse pouco tempo como titular da educação, Dagmar conta com o respeito e o apoio de todos os servidores daquele setor. A receita para o bom desempenho se deve ao trabalho técnico com eficiência, sem interferência política.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

TELEFONE CELULAR

· Três operadoras – Telemig Celular, Claro e Oi – serão as responsáveis pela expansão, até outubro de 2008, dos serviços de telefonia móvel e transmissão de dados aos 412 municípios mineiros que ainda não têm acesso ao serviço. Elas venceram o processo público de seleção realizado dentro do Minas comunica - Programa de universalização do acesso aos serviços de telecomunicações de Minas Gerais, do governo do estado. A Telemig celular ganhou o lote dois, o qual inclui o Norte de Minas. As três empresas vencedoras, que apresentaram propostas para os três lotes, terão o prazo máximo de 18 meses, a partir da assinatura dos contratos, para a conclusão do serviço.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

SITUAÇÃO COMPLICADA

· Pelo quadro hoje apresentado, continuamos acreditando que o prefeito Jairo Ataíde, juntamente com Ruy Muniz, Tadeu Leite e o próprio prefeito Athos Avelino são os nomes mais cotados para disputar e as eleições de 2008 em Moc. Entretanto, é bom lembrar que a situação do ex-chefe do executivo montes-clarense Jairo Ataíde é, entre os quatro, a mais complicada. Sua participação no pleito depende diretamente da liberação e do aval do Palácio da Liberdade. A própria declaração de sua esposa, deputada Ana Maria, dizendo que é candidata à  prefeita, esclarece o fato.  Aliás, será que novamente Aécio Neves irá impor candidatura em nossa cidade?

Publicidade
Publicidade
Comentários