PSB à deriva

20/07/2018 às 06:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:30

Não precisa ter bola de cristal para perceber que em Minas o PSB está totalmente sem direção. Até agora não conseguiu avançar nos entendimentos, o que tem impedido a candidatura ao governo de Marcio Lacerda de decolar. Aliás, Lacerda está mais preocupado em viabilizar entendimento da sigla com a candidatura a presidente de Ciro Gomes (PDT), do qual foi secretário-executivo, quando este era ministro da Integração, do que mesmo com o seu projeto político.
 
PSB/PDT
Antes mesmo de uma decisão da cúpula nacional, tanto o PSB como o PDT em Minas acertaram que vão caminhar juntos. Mesmo com o entendimento verbal, até agora não houve avanço na discussão de formação de chapa na proporcional, o que é o desejo da maioria. O mais interessante em toda essa história é que existe a possibilidade real de o PSB cair no colo tucano. É que os diretórios nacional do DEM, PP, PRB, SD, PR e do próprio PSB acertaram que estarão no mesmo palanque e que a escolha está entre Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). A única certeza no grupo é de que em qualquer circunstância o vice terá que ser o empresário Josué Gomes (PR).
 
Inelegibilidade
Tenho recebido de forma constante consulta para saber sobre a inelegibilidade, ou não, deste ou daquele candidato. É preciso esclarecer que qualquer pedido neste sentido será negado pelos tribunais regionais e pelo próprio TSE. A razão é simples: antes das convenções, ninguém é candidato, ou tem garantia de legenda. A Justiça só se manifesta em torno de fato concreto. O termo pré-candidatura quer dizer que o cidadão ou a cidadã tem o interesse de participar do pleito eleitoral, o que será, ou não, confirmado na convenção.
 
Ficha limpa
O que leva os analistas e jornalistas políticos a comentarem que esta ou aquela pessoa é inelegível, a exemplo do ex-presidente Lula, é o fato de ter sido condenado em segunda instância, por crime tipificado dentro da Lei da Ficha Limpa, a exemplo de improbidade administrativa. A análise soberana é do TSE e será feita após as convenções.
 
Candidatura de Dilma
E falando sobre a possibilidade de inelegibilidade, informação que chega à coluna dá conta de que partidos de oposição, no Estado, garantem que se confirmada na convenção, a candidatura ao Senado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), eles vão entrar na Justiça por entender que conforme a Constituição vigente, a condenação por improbidade administrativa, que resultou no impeachment, já garante a inelegibilidade. Entendem que o Senado não tinha o direito de passar por cima da Constituição, garantindo os direitos políticos da ex-presidente. Nem o fato da sessão que cassou Dilma ter sido presidida pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski oferece tal garantia. Não será nenhuma surpresa se o assunto passar pelo TSE e chegar ao STF.
 
Correios
Chega a ser vergonhosa a situação das agências dos Correios em Montes Claros. A falta de estrutura tem levado a população a reclamar dos funcionários que não têm nenhuma responsabilidade com o problema. A empresa não vem conseguindo entregar as correspondências, obrigando a população a ir até a agência central. O pior é que o atendimento só é feito das 14h às 16h, provocando demora e filas intermináveis.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por