Previsão para as eleições

08/07/2020 às 00:15.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:58

Em Montes Claros, tenho recebido pedidos de análise prévia do quadro eleitoral, e as chances de cada partido na disputa proporcional. Vale ressaltar que análise política é feita para o momento, já que no decorrer do processo o quadro pode sofrer mudança. Pelas minhas contas, a previsão é de que 15 partidos terão assento na Câmara. A leitura é de que apenas um apresenta chances de eleger dois candidatos diretos e um na sobra. A dificuldade que estamos tendo de cravar alguns nomes é o fato da nova legislação eleitoral permitir que os partidos que não conseguirem atingir o quociente eleitoral entrem na distribuição das cadeiras pela sobra, desde que o candidato não tenha menos de 10% do quociente eleitoral.

Queda do quociente
Antes de entrar no mérito da votação de cada partido ou candidato, vale ressaltar que em decorrência da pandemia da Covid-19, a previsão é de que possa haver queda no quociente eleitoral, que deve girar em torno de 7.000 a 7.500 votos. O número de eleitores em Montes Claros está em torno de 280 mil. Um outro fato interessante é que grande número de eleitores sequer tem conhecimento de que este ano haverá eleição.
 
Quem elegerá
Em levantamento que fizemos sobre as chapas de candidatos a vereador em Montes Claros, baseado no que nos foi apresentado, concluímos que o MDB, PSD, Cidadania, PSL, PT, PP, PRB, apresentam chances reais de eleição de dois candidatos. Um outro partido que sinaliza que pode entrar na lista é o PTB. O Cidadania é o único que tem a possibilidade de eleger três integrantes da chapa. Com chance de emplacar um candidato podemos citar PDT, Patriota, Rede, Podemos e PSC. Se somarmos, é possível chegar ao número entre 21 a 22 eleitos de forma direta. Isto quer dizer que teremos uma ou duas vagas na disputa da sobra.
 
Cuidado com as surpresas
Com as mudanças na regra eleitoral para o pleito deste ano, a dificuldade fica por conta da surpresa que possa vir a acontecer. A este respeito, vale lembrar que não podemos descartar da disputa partidos como o PCdoB, Solidariedade, Avante, PSB e quem sabe, DEM e PSDB. A conclusão de toda análise é que são poucas vagas (23) para um número grande de candidatos com chance de êxito. O resultado será: decepções à vista.
 
Exigência tucana
O PSDB nacional definiu em reunião realizada na noite de segunda-feira, por videoconferência, que todos os municípios onde há segundo turno a agremiação terá que lançar candidatura na majoritária. Montes Claros, a sexta maior cidade do Estado, e líder do Norte de Minas, foi citada durante a reunião como estratégica para o fortalecimento da agremiação visando o pleito de 2022. Fora deste contexto a única possibilidade é o apoio a candidatura do ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM), caso este aceite a empreitada.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por