Preço do caráter

03/08/2018 às 06:48.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:44

O acordo feito pela direção nacional do PT e do PSB, que exigiu a retirada da candidata ao governo de Pernambuco da vereadora Maria Arraes (PT) para apoiar a reeleição de Paulo Câmara (PSB), tendo como contrapartida a retirada da candidatura ao governo de Minas de Marcio Lacerda (PSB), para apoiar Fernando Pimentel (PT), é apenas o retrato do “mar de lama” que tomou conta da política brasileira. Os valores foram substituídos pelos interesses pessoais, em que o caráter de cada um dos envolvidos no acordo foi escancarado. Trata-se do fim da ideologia partidária, do respeito ao estatuto dos partidos e da própria fidelidade partidária.
 
MDB e a eleição
Nas eleições deste ano, não foi somente o PSB nacional que mostrou, de forma escancarada, o verdadeiro fisiologismo. O MDB mineiro foi na mesma toada. O partido, que havia anunciado a possibilidade de apoio à candidatura de Marcio Lacerda (PSB), comemora a decisão que exigiu a desistência do ex-prefeito de Belo Horizonte e consequentemente o apoio dos Psbistas no Estado à reeleição de Fernando Pimentel. Aliás, este jornalista foi o único no Estado a afirmar que os emedebistas não lançariam candidatura própria e que o sonho continuava sendo continuar o casamento com o PT. 
 
Resultado do acordo
Dizer que o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda e o deputado federal Júlio Delgado são as estrelas do PSB em Minas não é nenhuma novidade. Da mesma forma, não será nenhuma novidade afirmar que estes não acompanharão decisão da direção nacional do seu partido, que quer obrigar todos a apoiar a reeleição de Fernando Pimentel (PT). Com essa leitura, é possível afirmar que a importância no acordo fica limitado ao tempo no rádio e na TV. Na prática os Psbistas não vão aceitar a decisão. 
 
Marcio Lacerda
Não será novidade se o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda não enfrentar as urnas neste ano e manifestar apoio à candidatura do senador Antonio Anastasia (PSDB) ou Rodrigo Pacheco (DEM), caso confirme sua candidatura. Ele não esconde a indignação pela exigência para desistir, afirmando que recusa a oferta da vaga de candidato ao Senado na chapa de Fernando Pimentel (PT). O certo é esperar até onde vai a resistência que o PSB de Minas está prometendo. A resposta só virá manhã, após a convenção. 
 
Primeiro turno
A coluna antecipou no início deste ano que as eleições no Estado caminhavam para uma definição já no primeiro turno. Na ocasião, havia sido especulado o lançamento de quatro candidaturas com chance de êxito (PSDB, PT, MDB, PSB e DEM). Hoje, faltando três dias para o prazo final de realização das convenções, o MDB já desistiu, o PSB é pressionado a desistir e o DEM não descarta entendimento. 
 
Novo
Coordenadores do Novo, em Montes Claros, anunciam para a próxima terça-feira (7), às 19h30, no Casa Blanca Lagoa Eventos, em frente da Lagoa de Interlagos, o lançamento das candidaturas da agremiação no Norte de Minas. O candidato ao governo do Estado pelo partido, Romeu Zema, já confirmou presença.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por