Onda Roxa em MOC

06/03/2021 às 00:31.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:20

Montes Claros poderá, já nesta segunda-feira, entrar na Onda Roxa, com protocolo mais rígido no enfrentamento à Covid-19. A avaliação é da Secretaria de Saúde do município e da direção dos hospitais. Neste final de semana, o sistema corre o risco de entrar em colapso, devido à previsão de demanda de atendimento. A ampliação da rede, definida nesta semana, não será suficiente para atender os casos. Foram abertos mais 35 leitos clínicos no Alpheu de Quadros, 35 no Prontosocor e 12 no Hospital Universitário. Também foram contratados dez leitos de UTI Covid no Prontosocor e dez no Hospital Pró-Vida.

Atendimento de plantão
Diante do avanço da pandemia da Covid-19 em Montes Claros, o Hospital Alpheu de Quadros e a UPA do Chiquinho Guimarães foram fechados para o pronto-atendimento. Para atender a população, quatro unidades de saúde estarão de plantão neste final de semana. Foram definidas as unidades dos bairros Santos Reis, Maracanã, Village do Lago e Esplanada.
 
Caminhando para morte
Como Montes Claros é a referência no atendimento à saúde do Norte de Minas. A denúncia grave é a de que, mesmo com o sistema entrando em colapso, tem prefeituras da região enviando para os hospitais da cidade pacientes graves, infectados pela Covid-19. Não estão tendo cuidado de certificar a disponibilidade do atendimento. O resultado é que tem sido comum ambulâncias paradas em frente aos hospitais com pacientes em busca de atendimento, o que tem se tornado missão quase impossível. Na prática, pacientes estão correndo o risco de morrerem dentro das ambulâncias, sem atendimento.
 
Vacina para a saúde
Informação da própria secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, é a de que mesmo com o agravamento dos casos da Covid-19 no município, é grande o número de profissionais de linha de frente, de atendimento nos hospitais, que até agora não conseguiram ser vacinados. Ela comentou que o Noroeste e o Triângulo Mineiro já receberam um volume maior de vacinas, em decorrência da situação crítica que estão enfrentando. A este respeito, salientou que o quadro em Montes Claros, atualmente, é semelhante. Deputados e vereadores de Montes Claros foram acionados para fazer gestão junto ao governo do Estado.
 
Quarentena
Hoje, sábado, completa um ano que o prefeito Humberto Souto, em decorrência da pandemia da Covid-19, optou por despachar as questões referentes à administração municipal de sua residência. A este respeito, entendo que é compreensível a decisão de preservar a sua saúde neste período crítico em que passa o país. A decisão não traz nenhum prejuízo para o município. O que precisa é apenas uma equipe eficiente que saiba fazer a leitura do desejo e da vontade da população.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por