Mineiros na disputa

12/12/2020 às 00:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:17

Depois de 44 anos, Minas Gerais poderá novamente assumir a direção do Senado Federal. É que dois dos senadores mineiros estão entre os nomes mais cotados para assumir a direção daquela Casa, em substituição ao atual presidente Alcolumbre (DEM). Ontem divulgamos que o senador Antonio Anastasia (PSD) vem recebendo apoio de várias bancadas na disputa. O outro nome que surgiu nesta semana foi do senador Rodrigo Pacheco (DEM), que recebeu o apoio declarado de Alcolumbre. Anastasia é o atual vice-presidente do Senado, enquanto que Pacheco é o líder do Democratas naquela Casa. Vale lembrar que o único mineiro a ocupar a função foi Magalhães Pinto (1975-1977). A eleição da nova mesa diretora está marcada para o dia 1º de fevereiro.

As mortes e os discursos
A falta de representatividade do Norte de Minas no Congresso Nacional, e mais especificamente na Câmara Federal, tem permitido que, ao longo dos anos, a reivindicação da duplicação da BR-251 se transformasse em uma novela, com cenas trágicas que vêm acontecendo toda semana. As dezenas e centenas de mortes registradas na estrada, principalmente no trecho entre Francisco Sá e Salinas, tem servido apenas como estatística para discurso da classe política. Não sou a favor de manifestações com fechamento de estradas, mas diante dos índices de acidentes fatais na BR-251, só restará essa opção para que o problema chegue ao governo federal, até então insensível aos apelos.
 
Procurador-Geral
O Procurador-Geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, que tomou posse na função nesta sexta-feira, comentou durante encontro com prefeitos em Montes Claros, na quinta-feira, que depois de muitos anos, um governo nomeia um norte-mineiro para um cargo importante no Estado. Ele fez referência a sua indicação. Comentou ainda que a importância se deve principalmente ao fato de o governador Zema usar como critério a capacidade técnica, a exemplo do que fez na escolha do seu secretariado.
 
Combate à corrupção
Além de fazer o compromisso de estruturar as comarcas do Ministério Público no Norte de Minas, o novo procurador-geral do MPMG, Jarbas Soares, revelou que na sua gestão a prioridade número um será a criação de equipe, permanente e volante, para o combate sistemático à corrupção e ao crime organizado. O trabalho vai iniciar por Belo Horizonte e depois se estender pelo interior. Garantiu que as ações irão superar, inclusive, o trabalho realizado na Lava-Jato nacional. Jarbas é natural de São Francisco.
 
Entendimento no Samu
A última informação que chega à coluna sobre a disputa pela direção do Cisrun Macro Norte (Samu Regional) é a de que poderá haver entendimento e consequentemente o lançamento de chapa única.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por