Influência no processo

15/09/2020 às 00:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:32

Na eleição de 2016, é fato que as entidades de classe tiveram participação importante na eleição de Humberto Souto. Na ocasião, CDL, ACI, Fiemg Regional, Sindicato Rural, Sociedade Rural e outras entidades se uniram em torno da campanha, tendo inclusive apoiado a indicação do empresário Adauto Marques como candidato a vice-prefeito. Este ano, estas mesmas entidades se reuniram e se manifestaram a favor da reedição da chapa Souto/Marques. Por acreditar que hoje não mais precisa destas entidades para renovar o seu mandato, o prefeito trouxe para si a decisão de escolher o companheiro de chapa, sem ouvir lideranças políticas que ajudaram a chegar ao poder. Sobre as entidades de classe, deixou a entender que não se submete a pressão.

Chapa puro sangue
O PT de Montes Claros realiza nesta terça-feira (15) a convenção do partido, levando na bagagem a incerteza de como ficará a chapa na disputa majoritária. Com a desistência do médico Emerson Guimarães (PV), que decidiu, com apoio do PSB, pela candidatura própria, os petistas ficaram à deriva. Até o fechamento da coluna, tudo caminhava para o lançamento de chapa puro sangue. A agremiação aguardava uma resposta do PC do B que realiza sua convenção nesta quarta-feira e a tendência maior é ficar na embarcação do Cidadania.
 
Novela PDT
A grande surpresa das convenções realizadas neste final de semana, em Montes Claros, foi a ausência, na ata do PDT, do nome do vereador Raimundo do INSS. Antes da deflagração do processo, o vereador chegou a comentar que não seria candidato e que o nome seria do seu filho, o advogado Daniel Pereira (Cidadania). Baseado em tais declarações, o deputado Carlos Pimenta, presidente do PDT de Montes Claros, chegou a fazer compromisso com os pré-candidatos de que na chapa não teria nenhum dos atuais vereadores, o que pelo menos na convenção foi garantido. A situação poderá ser revertida até o dia 26. Pimenta não quis se aprofundar no assunto, mas comentou que será levado aos pré-candidatos aprovados na convenção realizada no sábado (12).
 
Garantindo participação
Diante da incerteza, se terá ou não legenda no PDT, o vereador Raimundo do INSS já garantiu a participação da família no processo. O seu filho Daniel Pereira teve o seu nome aprovado no sábado (12), na convenção do Cidadania, e recebeu o número 23623.
 
Entidade de classe
As justificativas do prefeito Humberto Souto para preterir o nome do atual vice, Adauto Marques, em detrimento ao ex-secretário Guilherme Guimarães, dizendo que não aceita pressão, na prática trouxe um desconforto para as entidades de classe que em 2016 foram decisivas na sua vitória. Hoje acredita que o apoio não é tão imprescindível para conseguir seu objetivo. As entidades deveriam rever o papel de cabo eleitoral.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por