Falta confiança

14/04/2021 às 00:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:41

A principal dificuldade que a esquerda vem encontrando para iniciar uma costura em torno da disputa presidencial está justamente na falta de confiança do PT em relação às outras agremiações. Neste primeiro momento, só aceita discutir o assunto se o nome a ser apresentado for do quadro do partido. Vale lembrar que a candidatura própria permite fortalecer a chapa na proporcional e abre expectativa para unir toda esquerda no segundo turno. Na esfera federal, a princípio o único nome é do ex-presidente Lula (PT).

PT na proporcional
Se na disputa majoritária o PT de Minas tem apresentado como única opção para disputa o deputado federal e ex-prefeito de Belo Horizonte Patrus Ananias, o que caminha para não ser emplacado, o fim da coligação na proporcional acabou por ajudar o partido que tem em seu quadro nomes que permitem montar chapa forte. Aliás, na prática, o fim da coligação proporcional contempla mesmo são os partidos considerados grandes e médios. De qualquer forma, é grande a expectativa de que o Congresso mude as regras para o pleito de 2022.
 
Privatização
Pelo andar da carruagem, a primeira empresa pública a ser privatizada no atual governo federal será os Correios. O desejo do Executivo é reforçado por pesquisas realizadas pelo Instituto Ideia Big Data, que afirma ser a população favorável à privatização. Na prática, o sucateamento dos Correios fez com que a empresa deixasse de ser referência e perdesse o apoio da população.
 
Criando opções
A forma com que a classe política e, principalmente, as entidades estão se posicionando ou articulando para as eleições de 2022 continua tímida. O desenho político é de que continuaremos tendo uma representatividade pífia no Congresso Nacional, sendo representado por parlamentares de outras regiões que por aqui aportam e compram a consciência do eleitorado através de nossas lideranças. É fato que existem deputados de outras áreas do Estado que assumiram o Norte de Minas. Entretanto, são exceções da regra.
 
Homenagem a Américo
Um dos assuntos abordados pelos vereadores na manhã desta terça-feira (13) foi o legado deixado pelo jornalista e ambientalista Américo Martins, que faleceu na manhã de segunda-feira. O papel de Ameriquinho, como era carinhosamente conhecido, em favor da sociedade, seja como empresário, ambientalista e homem de imprensa, foi referenciado por todos.
 
Expomontes 2021
O então presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Luiz Maia, informou que estava otimista com relação à realização presencial da Expomontes 2021. Com a eleição do presidente Moacyr Basso, o desejo continuou. Como o quadro epidêmico no país, decorrente da Covid-19, continua, está confirmada a realização, mas de forma virtual.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por