Estado de calamidade

15/04/2021 às 00:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:41

A Assembleia Legislativa publicou nesta quarta-feira (14) edital onde reconhece o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, ou sua prorrogação em 63 municípios do Estado, sendo 12 do Norte de Minas. As cidades da região contempladas são as seguintes: Botumirim, Catuti, Coração de Jesus, Gameleiras, Guaraciama, Grão Mogol, Japonvar, Mamonas, Monte Azul, Padre Carvalho, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas.

Visita do governador
O governador Romeu Zema alinhou com os deputados estaduais da região visita ao Norte de Minas na manhã desta sexta-feira (16), quando dará ordem de serviço da duplicação de trecho de 50 quilômetros da BR-135, entre Montes Claros e Bocaiuva. A obra é de responsabilidade da empresa ECO, que explora pedágio na rodovia. Zema aproveitará para anunciar e definir data de início de obras importantes para Montes Claros, como Anel Rodoviário Norte e Sul.
 
CTI e a Covid
Quando da fase crítica da pandemia da Covid-19, a exemplo do momento que estamos vivendo, o principal assunto foi a falta de leitos de CTI para atender a demanda. O ponto positivo é que autoridades e proprietários de hospitais investiram no aumento destes leitos. A este respeito, é possível reconhecer e admitir que o problema é histórico e até então ninguém tinha se preocupado em resolvê-lo. Aliás, chama a atenção o fato de a maioria dos hospitais do Norte de Minas não contarem com CTI. A maioria das cidades recorrem a Montes Claros e, em várias situações, o paciente acaba morrendo no meio do caminho.
 
Agentes no centro
Quando do início da pandemia da Covid-19, o que mais se via em Montes Claros eram dezenas de pessoas contratadas para exercer o papel de fiscal, disponibilizar álcool em locais públicos e outras atividades ligadas ao enfrentamento da pandemia, como higienização destes espaços. Agora que houve aumento dos casos, estes trabalhadores sumiram. O momento é oportuno para o retorno, principalmente em decorrência do agravamento dos índices de desemprego. Recursos do governo federal para a contratação existem.
 
Comércio agoniza
Os efeitos de medidas sanitárias e procedimentos rígidos, como forma de tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19, pelo visto representaram um golpe mortal no comércio. Quem anda pela área central de Montes Claros percebe um comércio vazio, com funcionários de braços cruzados à espera de clientes. As regiões de barzinho e restaurante também estão vivendo a mesma situação. Mesmo sendo prova viva da gravidade da doença, sempre entendi que vários dos procedimentos de nossas autoridades estavam carregados de excesso. A ideia que continua prevalecendo é a de entender que “matando a vaca, conseguirão acabar com o carrapato”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por