Entidade de fachada

14/08/2021 às 00:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:41

Numa tentativa de melhorar sua performance junto ao eleitorado do interior, a engenharia política do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), cuidou logo de reativar a Frente Mineira de Prefeitos e colocar o chefe do Executivo da capital como presidente. A decisão foi apenas um pano de fundo para alimentar o projeto de sua candidatura ao governo de Minas em 2022. O que mais chama a atenção é o fato de, na formação da diretoria, ter sido escolhido prefeito de oposição ao governador Zema, sendo dois do PT, um do PSB e outro do MDB. O certo é que a eleição está sendo questionada pelos filiados, por não ter ocorrido a convocação e a publicação de edital.

Partidos e a fidelidade
Apesar dos agentes políticos não concordarem, tenho insistido na tese de que partido político serve apenas para abrigar interesses pessoais de candidatos. A este respeito, temos tido várias provas. O exemplo mais recente foi a votação que rejeitou o voto impresso, onde grande parte dos deputados votou contrariando a determinação partidária. Este fato será mais presente na eleição de 2022, onde, no interior, parte dos candidatos e integrantes dos diretórios do PDT, PSB, DEM, MDB, PSDB, Solidariedade e Cidadania não pretendem acompanhar a direção nacional.
 
Cimams
A direção do Cimams decidiu renovar o trabalho de assessoramento às prefeituras filiadas. Ao invés de restringir os encontros aos prefeitos, a decisão foi de promover palestras e cursos para os servidores, dividido em setores, a exemplo de saúde, educação, financeiro e outros.
 
Ninho tucano
Faltando um ano e dois meses para as eleições de 2022, percebemos que até agora o PSDB não conseguiu aparecer no holofote do processo eleitoral. Se a situação não andava boa com o anúncio da saída do ex-governador Geraldo Alckmin, a tendência é o esvaziamento. O anúncio está previsto para acontecer no próximo dia 28. Para se ter ideia, em Minas, só restou o deputado federal e ex-governador Aécio Neves, que não tem mais o apoio de outrora. No Norte de Minas, o único município que conseguiu preservar “o bico dos tucanos” foi Taiobeiras. Em Montes Claros, a principal cidade da região, o partido praticamente não existe.
 
Insatisfação
Vários vereadores manifestaram insatisfação com a suposta determinação que teria partido da direção da Secretaria de Saúde de Montes Claros. A informação é a de que houve determinação da secretária, Dulce Pimenta, para que agentes do PSF e UBS cadastrem as lideranças envolvidas em movimentos comunitários, religiosos ou políticos. Querem saber qual o objetivo de tais levantamentos. Se seria para beneficiar algum candidato ou o próprio responsável. O levantamento seria normal se o objetivo fosse exposto de forma clara.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por