Eleição na Câmara

08/12/2020 às 00:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:15

Não será novidade se a eleição do novo presidente da Câmara de Montes Claros receber interferência do terceiro andar do paço municipal, mesmo que indiretamente. A todo instante aparece um nome novo na disputa. É fato que alguns têm como objetivo abrir canal de negociação, que permita a presença na mesa diretora. Até agora já se apresentaram para a disputa os vereadores Claudim da Prefeitura, Maria Helena Lopes, Graça da Casa do Motor, Wilton Dias e Daniel Dias. Como a eleição é no dia 1º de janeiro, a busca de entendimento passa a ser “o prato do dia”, até para evitar que o pleito caia no colo de uma terceira via.

Serra do Mel
Há cerca de seis anos usamos este espaço para engajar em campanha contra projeto dos grupos Epa e Caparaó que adquiriram terreno na região da Serra da Sapucaia, também conhecida como Serra do Mel, para construção de conjunto habitacional. Para impedir o avanço do projeto, foi preciso o então prefeito José Vicente de Medeiros apresentar projeto, transformando o local em área de preservação. A boa notícia do momento é que a Prefeitura de Montes Claros está negociando a área com os proprietários, justamente para ser preservado. A área atingirá inclusive a região do Sapucaia. Parte do terreno de propriedade do empresário Paulo César Santiago também está sendo negociado.
 
Recursos da Covid
A falta de critério na distribuição e aplicação dos recursos do governo federal para o enfrentamento da Covid-19 também pode ser responsabilizada pelas falhas ocorridas nas ações do poder público. O correto seria a liberação somente após prestação de conta na medida que forem recebendo. Como não existe tal exigência, tem prefeito fazendo caixa para aplicação futura. Vale lembrar que um dos incentivos vem do próprio Congresso Nacional, que se manifestou favorável à utilização da sobra dos recursos da forma que convier às prefeituras.
 
Cisrun e a Covid
A informação que chega à coluna dá conta de que na disputa pela presidência do Cisrun Macro Norte pode ser colocado em prática o vale tudo. Surgiu a conversa, inclusive, da possibilidade de permitir que as prefeituras fizessem o pagamento de contribuição atrasada, utilizando recursos recebidos para o enfrentamento da Covid-19. Pode até ser legal, mas considero imoral. Vale lembrar que tem família que não tem dinheiro sequer para adquirir máscaras.
 
Combate à seca
Durante encontro realizado na sexta-feira (4), em Montes Claros, promovido pelo deputado estadual Arlen Santiago (PTB), o senador Carlos Viana, vice-líder do Governo no Senado, anunciou que está previsto para, a partir do próximo ano, o investimento de cerca de R$ 450 milhões no Norte de Minas para o enfrentamento à seca. Seria importante o detalhamento da aplicação destes recursos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por