Disputa na Assembleia

25/10/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:25

No próximo ano o Norte de Minas, pela segunda vez em sua história, poderá responder pela presidência da Assembleia Legislativa de Minas. É que o nome do deputado estadual Arlen Santiago (PTB) é um dos cotados para assumir a direção daquela Casa. Outro da região cogitado é o deputado Tadeuzinho (MDB). Também aparece na corrida os deputados Virgílio Guimarães (PT), Agostinho Patrus Filho (PV) João Vitor Xavier (PSDB), Dalmo Ribeiro (PSDB), Bosco (Avante), João Magalhães e Sávio Souza Cruz, ambos do MDB. Vale lembrar que o primeiro deputado da região a presidir a Assembleia foi Antônio Soares Dias.
 
Voto da esquerda
No resultado das eleições para o governo de Minas, neste segundo turno, o peso do PT está sendo decisivo. O fato da direção da agremiação ter declarado que não apoiaria oficialmente nenhum dos candidatos, liberando filiados para tomar decisão, não impediu que liderança da agremiação se envolvesse no processo. Mesmo o programa de o candidato Anastasia refletir de forma mais clara a oposição aos petistas, fica claro que o ódio criado em torno do processo é que tem definido o caminho. Vale recordar que Zema obteve no primeiro turno 42,73% dos votos, Anastasia 29,06% e Pimentel 23,12%
 
Valorização do voto
Não temos nada contra candidatos que disputaram a eleição proporcional no Estado. Entretanto, ficamos tristes ao perceber que a campanha de valorização do voto em favor dos candidatos do Norte de Minas foi uma semente que, pelo menos nestas eleições, não deu o fruto desejado e, ao contrário, até hoje tem gente jogando contra os candidatos da região. Temos como exemplo o fato do apresentador de TV Mauro Tramonte (PRB), sem relação com Montes Claros, tendo visitado a cidade apenas na véspera das eleições, ter conseguido 5.819 votos. Outro que também obteve votação acima da expectativa no município foi o deputado Sargento Rodrigues (PDT), que obteve 4.038 votos. Neste caso, tal votação é creditada principalmente aos militares, classe que representa.
 
Zé Reis
Não consigo entender pessoas da própria região do Norte de Minas, por questões de cunho pessoal, decidirem trabalhar contra candidatos da própria região. Agora mesmo, estamos assistindo pessoa de nome Osório Pinto Santos, atendendo certamente orientação de terceiro, entrar com processo na Justiça tentando cassar o mandato do deputado eleito Zé Reis (PHS). Talvez os autores se sintam realizados ao trabalhar para que a região se enfraqueça ainda mais com a perda de uma vaga para outra região. Durante a disputa eleitoral, seria até possível imaginar a briga pelo espaço, mas nesta altura do campeonato é se apequenar em favor de satisfação pessoal.
 
Jogando a toalha
Depois do senador eleito Cid Gomes (PDT) participar de reunião do PT e declarar a derrota nas urnas do candidato Haddad, agora foi a vez do cantor petista Mano Brown. O mais interessante é que antes da votação do segundo turno, neste domingo, lideranças do PT jogaram a toalha e já iniciaram movimento para compor base de oposição a Jair Bolsonaro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por