Decisão da Reforma Política

17/08/2021 às 00:49.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:41

Hoje (17) as atenções da classe política estão voltadas para o Senado Federal, que analisa o projeto da Reforma Política, já aprovado em primeiro turno pela Câmara Federal. Pelas manifestações dos líderes partidários, a tendência é a de que a proposta seja derrotada, por entender, a maioria dos senadores, que se trata de um retrocesso e uma lei oportunista. A confirmação do que decidiu os deputados seria a volta do balcão de negócios protagonizado pelas siglas de aluguel, criadas com este objetivo.

Repensando candidatura
Se de fato a análise da Reforma Política, aprovada em primeiro turno pela Câmara Federal, for derrotada no Senado Federal, pelo que tudo indica, é fato que várias pessoas que “se alistaram” como pré-candidatas nas eleições do próximo ano estarão engavetando o projeto. É que terão que concorrer por um partido estruturado, onde a disputa é acirrada e as chances de êxito são menores. De fato, a decisão acaba sendo prejudicial aos chamados partidos nanicos e aventureiros.
 
Segredo sepultado
Ontem o mundo do marketing foi surpreendido com a notícia do falecimento do marqueteiro Duda Mendonça, considerado o papa, principalmente, na estruturação de campanhas políticas tanto no Brasil como no exterior, a exemplo de Portugal. Vale ressaltar que Duda teve parte de sua carreira arranhada ao se envolver em denúncias de corrupção, a exemplo do Mensalão e da Operação Lava Jato. É fato que leva com ele parte de uma história negra que jamais será revelada.
 
Estado do Norte
Chamou atenção da coluna a reportagem do colega jornalista Osmar Macedo, em que os entrevistados fizeram comentário histórico sobre vários movimentos na região com proposta de separar o Norte de Minas do restante do Estado. Em nenhum momento a região teve força para levar a proposta adiante, principalmente pela sua baixa representatividade política e porque os interesses de parte dos parlamentares não eram nada republicanos. Hoje, o assunto foi enterrado em cova rasa, e ninguém fala mais no assunto, a menos que seja questionado pela imprensa. Vale esclarecer que o movimento sempre surgiu em momento de descontentamento da região com o tratamento do governo do Estado, que sempre tratou o Norte de Minas como o Gerais das Minas, priorizando atendimento a outras regiões do Estado.
 
Passeios para caminhadas
Se por um lado devemos elogiar a prefeitura por atender regiões do município com a construção de “calçadão” para realização de caminhadas, a exemplo do que foi construído na avenida São Judas e que vem sendo construído na região do Village do Lago, também vale o registro do abandono dos passeios já existentes em avenidas da cidade. É o caso da avenida Sidney Chaves, que é hoje o retrato do descaso.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por