De volta às urnas

24/11/2020 às 00:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:07

Em postagem nas redes sociais, o ex-prefeito e ex-deputado Ruy Muniz deixou claro que assimilou bem o resultado da eleição em Montes Claros, onde concorreu à chefia do Executivo, ficando em segundo lugar. Muniz lembrou que concorreu contra a própria máquina administrativa, 20 dos atuais vereadores, quatro ex-prefeitos e oito deputados. Ele deixou a entender que não jogou a toalha. Muniz deve voltar às urnas nas eleições de 2022.

Leninha e Guedes
As eleições de 2022 mostrarão de forma clara que a paz reinante no PT do Norte de Minas, entre o deputado Paulo Guedes e a deputada Leninha, não passa de aparência. Primeiro, é preciso entender que Guedes só não foi o candidato da agremiação à Prefeitura de Montes Claros porque, quando da convenção, percebeu que não tinha maioria no diretório. Agora, o confronto é inevitável, já que o deputado federal decidiu que vai voltar a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele aproveita o fato de o deputado estadual Virgílio Guimarães ter desistido de enfrentar as urnas.
 
Recomeço para Leninha
É possível imaginar que a deputada estadual Leninha terá como principal tarefa recuperar espaços, que teve que abandonar temporariamente em função da campanha à Prefeitura de Montes Claros. Sabemos que não teve como dar assistência à sua base devido à campanha. De mais a mais, terá que fazer uma avaliação através de pesquisa, de toda sua situação, inclusive com resposta de como reverter o quadro. A decisão de Paulo Guedes (PT) em voltar a disputar uma vaga na Assembleia de Minas representa divisão dos votos ideológicos da esquerda na região.
 
Queda na votação
É fato que cada eleição tem a sua própria história e reflete o momento do eleitorado. A este respeito, pelas várias dificuldades citadas, a deputada Leninha terá que buscar uma resposta por ter conseguido 36 mil votos na disputa pela Prefeitura de Montes Claros em 2016 e apenas 10.685 em 2020.
 
Decisão de Guedes
A decisão do deputado federal Paulo Guedes em abandonar o sonho de continuar como deputado federal para ser estadual, tem uma resposta clara: como deputado estadual tem voz e vez; como federal, chegou à conclusão de que não tem voz e nem vez. Guedes, neste período na Câmara Federal, vem encontrando dificuldade dentro da própria bancada do PT. Tivemos outros exemplos de federais da região que não conseguiram penetrar no núcleo que decide as ações daquela Casa, a exemplo de Tadeu Leite, Jairo Ataíde, Athos Avelino e outros.
 
Partido Laranja
A coluna recebeu informação de que a Justiça Eleitoral investiga a existência de partidos laranja em cidades do Norte de Minas, inclusive Montes Claros. Teve candidato que não apostou nem em si próprio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por