Dança dos partidos

17/01/2022 às 00:56.
Atualizado em 21/01/2022 às 12:15

A maioria dos candidatos às eleições deste ano na disputa proporcional, antes mesmo de colocar o pé na estrada, não sabe se permanecerá em suas agremiações. A mudança nas regras (legislação eleitoral) tem provocado dúvidas a ponto de o candidato não contar com segurança suficiente de que terá êxito neste ou naquele partido. Até mesmo os parlamentares que vão para a reeleição, na sua maioria, já pensam em buscar novo abrigo. A intranquilidade é ainda maior quando sabem que o alinhamento na esfera federal poderá acontecer através da chamada federalização, onde coligação poderá ser imposta de cima para baixo.

Novela Mercado
O leitor, também preocupado com as questões de Montes Claros, alertou que no dia 28 próximo, a prefeitura fará a licitação para reforma do Mercado Municipal, baseada em planilha de tomada de preços feita em abril de 2021. Como de lá pra cá houve aumento no preço dos materiais, o provável é que a empresa vencedora não consiga cumprir com a execução da obra. Ele cita como exemplo a ponte na avenida Minas Gerais, entre os bairros Floresta (ponte sobre a linha férrea) e JK, onde as vencedoras desistiram, por duas vezes, em face do reajuste da planilha. No caso específico do mercado, só o valor da climatização se aproxima de quase dois terços do valor licitado.
 
Perdido na campanha
Temos chamado a atenção de pretensos candidatos às eleições deste ano, que antes mesmo de se apresentarem ao eleitor, inclusive sobre o seu perfil e o que têm a oferecer, têm se preocupado em impulsionar suas postagens nas redes sociais. Estes são convencidos por pseudo impulsionadores que têm conseguido vender o que não entregam. Quando estes descobrirem que estão invertendo a ordem do processo, já acabou a eleição.
 
Matemática eleitoral
Recebi várias consultas de candidatos e pessoas envolvidas no processo político eleitoral querendo saber quantos votos teriam que conquistar daqui até as eleições para obter êxito. Primeiro é possível entender que cada caso é um caso, e isto depende muito da região de sua influência e o número de eleitores. Num aspecto geral, você tem que tomar como base o número de eleitores que supostamente teria conquistado já de saída. Daí em diante, a ordem é no dia a dia convencer de 1% a 3% do eleitorado. Isto significa de uma a três pessoas em cada 100.
 
ICMS do combustível
Pelo andar da carruagem, somente após as eleições de outubro é que o Senado Federal pretende colocar em pauta o projeto que muda a cobrança do ICMS do combustível, aprovado na Câmara em outubro do ano passado. Entre outras coisas, a proposta determina a unificação das alíquotas em todo o país. Como o senador Rodrigo Pacheco, presidente daquela Casa, é pré-candidato à presidência, não tem interesse de ser aprovado o projeto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por