Conveniência parlamentar

11/08/2021 às 00:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:39

É triste perceber que o Congresso Nacional, a cada eleição, faz questão de mudar as regras do jogo de acordo a beneficiar seus integrantes. Agora mesmo a Câmara Federal está prestes a mudar as regras que aprovaram há menos de seis anos. Um exemplo foi proibir a coligação proporcional nas eleições do ano passado e agora a comissão especial daquela Casa aprova texto da reforma eleitoral que prevê a retomada da coligação. Se não bastasse, a proposta acaba com o sistema de segundo turno, com o chamado voto preferencial e cria o “Distritão Puro”, com a eleição dos mais votados.

A força do Poder
Da forma que estão sendo apresentadas as propostas da reforma política, não temos dúvida de que ficará ainda mais difícil um trabalhador, representante das classes sociais mais humildes, chegar ao poder. Na disputa proporcional, a força do poder financeiro é que continuará ditando as regras.
 
Novo presidente do PV
O vereador por Montes Claros Edson Cabeleireiro passa a responder pela direção do PV no município. Ele participou hoje de solenidade em Belo Horizonte com a presença do presidente estadual da agremiação e presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, onde assinou o termo de posse na presidência do PV municipal. A este respeito, Edson informou à coluna de que sua pretensão é, dentro do menor tempo possível, transformar a Comissão Provisória de Montes Claros em diretório.
 
Disputa presidencial
O senador mineiro Antonio Anastasia (PSD), que na atual legislatura está com o pé fora da mídia, se manifestou favorável à candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Congresso Nacional, à presidência da República. Na prática, é uma forma de fortalecer a candidatura de Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas. Estão apostando no surgimento de uma terceira via como opção.
 
PSDB/DEM
Estamos assistindo, a cada eleição, o grupo do ex-prefeito e ex-deputado Jairo Ataíde e de sua esposa, a ex-deputada Ana Maria Resende, se afastando do mundo político. O primeiro sintoma foi a transferência da presidência do PSDB para o médico Emerson Guimarães, em substituição a Ana Maria. No mesmo compasso está o DEM, que articula sua reestruturação em Montes Claros e a sua direção deve mudar de mão.
 
Flexibilização
Em entrevista à InterTV ontem, o prefeito Humberto Souto admitiu que nesta semana poderá divulgar novo decreto flexibilizando o funcionamento de vários setores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por