Continua novela Cisrun

Preto no Branco / 13/01/2021 - 00h59

Na segunda-feira (11), atendendo exigência da Justiça, o ex-prefeito de Porteirinha Silvanei Batista, afirmando falar em nome do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (Cisrun), lançou novo edital de eleição com data para 1º de fevereiro. A inscrição das chapas teve início ontem e encerra-se nesta sexta-feira (15). O prazo entre a inscrição e a eleição é de 20 dias.

Nova ação na Justiça
O prefeito de Francisco Sá, Mario Osvaldo (Avante), informou que acionará a Justiça contestando o edital da eleição do Cisrun Macro Norte, em que o ex-prefeito de Porteirinha e ex-presidente da entidade Silvanei Batista deferiu e divulgou as novas regras da eleição, atendendo exigência da Justiça. Segundo Mário Osvaldo, que é um dos candidatos à presidência, além do prazo ser curto, foi definido em cima da hora. Entende que o mandato de Silvanei expirou no dia 31 de dezembro, e como ex, não tem autoridade para se posicionar em nome do consórcio. O questionamento a ser feito na Justiça será de quem deve conduzir o processo. Se for levado em consideração o município, a responsabilidade será do prefeito eleito de Porteirinha, Juracy Freire. Se o critério for baseado na diretoria anterior, será o prefeito reeleito de Olhos D’Água, Roney, que fez parte da diretoria anterior como vice-presidente.
 
Cimams
Por aclamação, prefeitos do Norte de Minas, filiados ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), elegeram na manhã de ontem o prefeito de Patis, Valmir Morais (PTB), como novo presidente da entidade, em substituição ao ex-prefeito Edmárcio Moura Leal. Entre os filiados, 40 dos 60 prefeitos compareceram à assembleia.
 
Prazo final
Amanhã (14) é o prazo final para que o eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro de 2020 justifique a ausência. Quem não regularizar a situação fica sujeito a restrições. Onde houve segundo turno, o limite é 28 de janeiro. A justificativa pode ser feita através de aplicativo disponível para celulares, pela internet ou no modo presencial no Cartório Eleitoral.
 
Suplente assume
O empresário Gildeon Gonçalves Mendes (PSL) será convocado pela Câmara de Montes Claros para substituir o vereador Igor Dias (PSL), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Esportes. A expectativa é a de que o primeiro suplente do PSL já participe da reunião ordinária de terça-feira (19). A Câmara só está aguardando a manifestação oficial da Justiça Eleitoral para proceder à convocação.
 
Senado
O desenho da eleição para a presidência do Senado Federal é favorável ao mineiro Rodrigo Pacheco, que tem apoios na oposição e situação. Hoje o MDB decide o nome a ser lançado.

Publicidade
Publicidade
Comentários