Coisas da política

05/10/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:48

Um fato, no mínimo interessante, vem acontecendo na disputa majoritária em Minas Gerais. O candidato Fernando Pimentel (PT), que nas pesquisas de intenção de voto, já há algum tempo, se mantém nos 22%, passou a torcer pelo crescimento do candidato Zema (Novo), que de 7% das intenções de voto aparece com 10%. É que é a única forma de garantir a disputa no segundo turno, já que a soma do restante dos candidatos não chega a 10%.
 
Curiosidade eleitoral
Uma curiosidade que fará parte da história das eleições no país é que, pela primeira vez, um candidato à corrida presidencial conseguiu se manter em primeiro lugar nas pesquisas por um partido nanico, sem tempo de televisão e ainda sendo obrigado, por questão de saúde, a ficar os últimos 30 dias sem fazer campanha.
 
Eleição do medo
Não precisa ter bola de cristal para afirmar que pela primeira vez na história do país estamos vivendo o que chamamos de eleição do medo. Nem a maioria dos eleitores de Bolsonaro (PSL) nem de Fernando Haddad (PT) está convicta de que eles seriam o melhor remédio para o Brasil. Como outros candidatos considerados preparados para a função não conseguiram decolar no processo, a saída foi partir para o voto útil, agarrando em uma destas candidaturas. Um fato interessante é que a maioria do eleitorado entende que o candidato do Podemos, senador Álvaro Dias, que não consegue sair dos 2% das intenções de votos, é tido como o mais preparado.
 
Defesa da região
É no mínimo incoerente a postura de setores da sociedade do Norte de Minas, incluindo profissionais da imprensa, que concordam com a valorização do voto regional, inclusive com campanha deflagrada em favor dos candidatos da região, enquanto que por divergência pessoal ou para defender outra candidatura, saem por aí usando as redes sociais para atacar o que consideram inimigos ou adversários. Aliás, tal comportamento tem sido verificado por parte inclusive de candidatos que, em vez de defender sua eleição, têm se preocupado mais com os concorrentes. Triste.
 
Pesquisas
Amanhã teremos acesso às últimas pesquisas de intenção de votos. Para não correrem o risco de serem acusados de manipular os números, certamente os institutos de pesquisas vão alinhar os números colocando próximos da realidade.
 
Campanha ao Senado
Ontem pela manhã o candidato ao Senado pelo PHS, Carlos Viana, esteve em Montes Claros acompanhado do prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil, onde fez carreata e visitou o Mercado Municipal. Por pouco não passou despercebido. Coisa de fim de campanha.
 
Apuração dos votos
Não custa nada voltar a informar aos leitores que a TV Câmara de Montes Claros (canal 27.3) estará ao vivo, neste domingo, a partir das 17h, divulgando o resultado das apurações de voto na disputa presidencial, ao governo de Minas, ao Senado e a situação de todos os candidatos da região. Participam do programa representantes da Polícia Militar, da Justiça Eleitoral, cientistas políticos, o diretor do Apup, da OAB, jornalistas, candidatos e outros convidados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por