Chegada de helicóptero

17/11/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:52

No próximo dia 30, a Secretaria de Estado da Saúde entrega, em definitivo, para o Norte de Minas o helicóptero para dar suporte ao Cisrun e ao Corpo de Bombeiros. A aeronave, que nos últimos dias vem atendendo a região, retornará à capital. Vale lembrar que a chegada do helicóptero só estava aguardando a documentação junto à Anac. O serviço a ser prestado à região é em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que inclusive cederá os pilotos. A utilização será no transporte de órgãos e tecidos, pré-hospitalar, inter-hospitalar, acidentes nas estradas e em caso de catástrofe. O serviço é denominado de SAAV- Suporte Aéreo Avançado de Vidas.
 
Ação Contra o Estado
Mesmo passando por sérias dificuldades financeiras, prefeitos de todo o Estado continuam buscando, através do diálogo, entendimento para que o governo libere recursos retidos, sejam de ICMS, da área de Saúde ou do transporte escolar. A queixa é a de que o caminho mais prático seria resolver estas questões através de ação judicial. Entretanto, acreditam que além da demora e da incerteza do resultado, o maior problema é o risco da perseguição, com retenção de recursos, principalmente oriunda de emendas parlamentares.
 
Tribunais de Conta
Tem sido unânime o questionamento em torno da omissão dos tribunais de conta de não responsabilizar o Estado pelo descumprimento e retenção de recursos dos municípios. Será que se fosse o inverso o comportamento seria o mesmo?
 
Fim de parceria
A falta de recursos, até mesmo para quitar a folha de pagamento dos servidores, vem levando vários prefeitos do Norte de Minas a discutirem o fim da contribuição financeira, ou com servidores para órgãos do Estado como Emater, IMA, IEF e a própria Polícia Militar. Vale lembrar que tal prática vem sendo usada há muitos anos, mesmo contrariando a lei. Até hoje não entendi porque a União e o Estado, que arrecadam mais, se acham no direito de transferir para os municípios parte de suas obrigações. Aliás, apesar de ser ilegal, até o judiciário mineiro recorre às prefeituras em busca de funcionários.
 
Sempre governo
Se o MDB, tanto nacional como estadual, não buscar a sua identidade e caminho próprio, tem tudo para continuar diminuindo a sua representatividade nos parlamentos. A agremiação passou a ser governista por natureza, independentemente de quem esteja no poder. Em Minas, depois de ter feito parte do governo de Fernando Pimentel (PT), agora flerta com o governo de Romeu Zema (Novo). Na esfera federal, depois de mais de 13 anos aliado do PT, também deu sinal de que tem a intenção de caminhar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).
 
Eleições
Prefeitos de todo o Norte de Minas já estão se mobilizando para as eleições que acontecem em janeiro. As articulações estão acontecendo para a disputa da presidência do Cisrum Macro Norte, Amams e Cimams. A expectativa é a de que haja entendimento, evitando disputa, o que em época de crise não é recomendado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por