Chapão

16/09/2020 às 00:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:33

Somente o tempo é que dará a resposta do resultado do chapão que foi montado em Montes Claros, em torno da candidatura à reeleição de Humberto Souto (Cidadania). Entender a situação dos partidos que já estavam na embarcação é um processo natural. Entretanto, com relação aos recém-chegados, fica a dúvida sobre o ganho político. Existe a máxima de que “não existe almoço grátis”. Baseado no dito popular, resta saber qual ganho real terão os partidos adesistas. É fato de que a decisão, num primeiro momento, teve como principal objetivo a tentativa de salvar candidatura na proporcional.

MDB/PTB
Vários leitores encaminharam e-mail pedindo uma análise da adesão do PTB e do MDB ao chapão liderado pelo Cidadania. A leitura que fizemos é que a decisão partiu de levantamento de momento e na tentativa de salvar candidaturas na disputa proporcional. No caso do MDB, o deputado e presidente do partido, Tadeuzinho, acabou cedendo à pressão dos vereadores da agremiação. O PTB também mirou na chapa proporcional e leitura do momento.
 
Fugindo à característica
Somente nas eleições estaduais de 2022 é que teremos uma resposta das coligações e das candidaturas que estão sendo colocadas em Montes Claros. Como no chapão do Cidadania está a maioria dos atuais deputados estaduais da região, é fato que, com vitória ou derrota, não haverá no próximo pleito espaço na embarcação para abrigar interesse de todas as candidaturas. Neste caso especial, o deputado Tadeuzinho (MDB) tende a ser o mais prejudicado, por ter abandonado sua característica e seu discurso. Até então, vinha se posicionando em faixa própria, preservando principalmente o legado deixado pelo seu pai, Tadeu Leite.
 
Sem negociação
Ao contrário das eleições anteriores, estamos assistindo, em Montes Claros, a uma eleição morna, sem maiores discussões ou negociação para composição. Praticamente os partidos estão se oferecendo, e não por causa do efeito pandemia Covid-19. Neste caso, aplica-se a seguinte frase: “tudo que é oferecido, não tem preço”. O lado ideológico, oposição, situação, direita e esquerda, pelo visto, está ficando apenas na retórica do passado. Este ano é a eleição do “junto e misturado”.
 
Visita do governador
No início da noite de ontem, recebemos informação do Palácio Tiradentes dando conta da visita do governador Romeu Zema para o anúncio de obra em Montes Claros e entrega de respiradores em Pirapora. Até o fechamento da coluna, a agenda oficial ainda não havia sido divulgada.
 
PC do B
O presidente do PC do B de Montes Claros, vereador Daniel Dias, ainda não decidiu se o partido caminhará pela direita ou esquerda (PT ou Cidadania) na disputa majoritária. Informou que o assunto será decidido na convenção de hoje através dos convencionais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por