Caso Corby

24/05/2018 às 05:30.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:14

A coluna sai na frente mais uma vez. Já está nas mãos da Justiça de Januária parte do processo que tem como principal acusado o empresário Marcos Vinícius Crispim, conhecido como Corby. O crime teria sido descoberto em 2013, quando em 27 de maio o empresário foi preso pela PF na “Operação Sertão Veredas, que investigou desvio de dinheiro público, baseado em licitações dirigidas, notas frias de obras não realizadas e outras irregularidades. A parte do inquérito concluída pelo Ministério Publico, através do promotor José Aparecido Mendes, traz vários nomes de políticos envolvidos.

Delação premiada
Ainda em relação ao caso Corby, vale explicar que em dezembro de 2014 ele acertou delação premiada com a PF e o Ministério Público. Uma das exigências era que entregasse o núcleo político envolvido no desvio de verba pública. Apesar de não ter tido acesso ao processo, que corre em segredo de Justiça, a informação que chega à coluna é a de que, além de vários prefeitos, consta na delação o envolvimento de parlamentar (es).
 
Saúde para a Saúde
Apontar culpados para a grave crise na Saúde continua sendo a maneira mais fácil de transferir o problema. Em Montes Claros, pelo visto, continuam fazendo vistas grossas para atacar o problema. Entendemos a escolha dos hospitais Santa Casa, Aroldo Tourinho, Hospital Universitário e Dilson Godinho como porta de entrada e por responder pelos casos de alta complexidade. Também é aceitável que o Protosocor e Hospital das Clínicas atendam casos de média complexidade. O que não aceitamos é a falta de critérios da Central de Leitos na regularização do sistema. Qual a explicação para o tratamento desumano de pacientes em corredores de hospitais, enquanto outros ameaçam demitir para não continuar pagando pela manutenção de leitos vazios.
 
Fiscalização na Saúde
Mesmo não sendo especialista no assunto, sou de opinião que os auditores da central de regulação de leitos deveriam ser cobrados pelo problema. Da mesma forma é preciso cobrar da Vigilância Sanitária em Montes Claros fiscalização mais rígida, inclusive responsabilizando-a por permitir que doentes sejam “jogados” nos corredores dos hospitais. Não é novidade que a preocupação de determinados hospitais seja apenas garantir a abertura das Guias de Internação Hospitalar (AIHs). Aliás, a referida Vigilância Sanitária só tem sido rígida com pequenos empresários, inclusive com cobranças até desnecessárias. Tem dificuldade de tocar na ferida da Saúde.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por