Bastidores da política

28/02/2018 às 01:43.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:36

Tenho recebido diversas informações em relação ao processo sucessório em nosso Estado. É fato que são articulações de momento e que não servem para decisões definitivas. Agora mesmo a conversa de bastidores é que, na disputa majoritária, está sendo articulado acordo entre DEM, PP, PSDB, PV, Avante e uma outra agremiação menor. O cabeça de chapa seria o deputado Rodrigo Pacheco, pelo DEM, e o deputado federal Luiz Fernando Faria (PP), como vice. Uma vaga ao Senado seria do PSDB e a outra do Avante. No ninho tucano, além do senador Aécio Neves, o presidente da Câmara de BH, Henrique Braga, também disputa o direito de ser o escolhido. Aliás, o desgaste de Aécio no cenário nacional tem pesado na balança.
 
Outra chapa
Ainda nos bastidores da política da capital a outra informação colhida pela coluna é que a outra chapa de oposição ao Governo de Fernando Pimentel (PT), que está sendo articulada, conta com a participação do PDT, PPS, PSB, PSD, PTB e Solidariedade. A disputa pela cabeça de chapa está entre Marcio Lacerda (PSB) e Dinis Pinheiro, sem partido, mas que recebeu convites do PPS, PTB e do Solidariedade. Vale lembrar que na disputa pelo Senado o jornalista Carlos Viana e Ruy Muniz pleiteiam uma vaga.
 
Rede caiu na rede
Em coluna anterior antecipamos que a eterna candidata à Presidência da República, Marina Silva (Rede), corria risco de ficar fora dos debates das emissoras de rádio e TV. É que o partido precisa de cinco parlamentares para que as emissoras sejam obrigadas a convidá-la. Agora, com a saída dos deputados federais Alessandro Molon (RJ) e Aliel Machado (PR), as emissoras não ficam na obrigação de fazer o convite. O risco maior com o início do esvaziamento do partido é o chamado efeito cascata, com a perda de outros parlamentares, principalmente deputados estaduais. Vale lembrar que só restou Miro Teixeira (RJ), João Derly (RS) e o senador Randolfe Rodrigues (AP).
 
Bastidores do PSDC
O deputado estadual Paulo Guedes (PT) tenta junto a direção estadual do PSDC mudar o comando do partido em Montes Claros. A dificuldade é o fato de ser diretório e não comissão provisória. Informação passada à coluna dá conta de que o parlamentar já teria montado uma chapa. Entre os nomes, quatro são servidores contratados pelo Cisrum Macro Norte (SAMU). Eles seriam: Idelfonso Socorrista, Maurício Magazin, Cláudio da Asonorte e Celinho, que é irmão do ex-vereador Damásio e foi candidato a vereador no último pleito. Também foram convidados para compor a chapa Reinaldo Carrapicho e Zezinho da Santa Casa.
 
TV Câmara
Até o próximo mês a Câmara de Montes Claros colocará à disposição da população quatro canais de TV aberta (Canal 27.1, 27.2, 27.3. 27.4. e 27.5) em HD, sendo TV Câmara Municipal, TV, Assembleia, TV Câmara Federal, TV Senado e TV Brasil. Nesta semana, a TV Senado e a TV Assembleia já estarão no ar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por