Avaliação Cidadania

Preto no Branco / 23/10/2020 - 00h59

Nas avaliações feitas em relação aos partidos e as chances dos candidatos na disputa proporcional em Montes Claros, leitores afirmaram ter faltado análise do Cidadania. A leitura que faço é que a agremiação conta com 34 candidatos, sendo 23 homens e 11 mulheres. Na prática, a disputa está entre os cinco vereadores (Claudim, Júnior Martins, Aldair, Edmilson Magalhães e Valdecy Contador). Existem outros que terão votação expressiva, a exemplo de Celin do Samu, Rena de Nova Esperança e outros. Entretanto, o desenho político não mostra que possam ameaçar os vereadores. A previsão é de eleição de dois candidatos direto, com possibilidade de um outro na sobra.

Do leitor
A boa reputação levou leitores a discutir a análise feita pela coluna em relação às candidaturas com chance de eleição em Montes Claros. Após a divulgação, recebi a informação que, no PT, o nome que pode surpreender os principais concorrentes é do candidato conhecido como Eduardo Preto. Outro leitor citou que vê com chance o líder comunitário Denim (PP), ligado ao vereador Ildeu Maia e que tem trabalho sólido na zona rural.
 
Candidaturas regionais
A situação de disputas na majoritária, no Norte de Minas, começa a ser definida conforme pesquisas de consumo interno, realizadas por partidos e candidatos. Em Salinas, os números têm sido favoráveis ao ex-prefeito Kinca (PDT), na disputa com o atual prefeito Zé Prates (PSD). Em Taiobeiras, o quadro está indefinido na disputa entre o ex-prefeito Demerval Germano (PSDB) e o empresário Carlito Arruda (PDT). Já em São João do Paraíso, o momento é favorável à atual prefeita, Mônica Mendes (PMN), na disputa com a candidata Selminha Morais (SD). De qualquer forma, a candidata Selminha experimentou crescimento com a entrada do ex-prefeito Manoel Capuchinho na campanha.
 
Mais regional
Em Rio Pardo de Minas, pesquisas de consumo interno mostram que o atual prefeito, Dr. Marcos (DEM), deve renovar seu mandato. Ele disputa com o candidato Tuquinha (PSC). Em Ninheira, o momento é de equilíbrio entre o candidato Gilmar Ferraz (DEM) e Bia (MDB). Em Berizal, de acordo com os levantamentos internos, o candidato João Carlos (MDB) se apresenta como favorito na disputa com a candidata Tathiane (SD).
 
Ainda na região
Na disputa pela Prefeitura de Mirabela, o atual prefeito Luciano Rabelo (Avante) deve renovar o seu mandato, conforme pesquisas de consumo interno. Ele disputa com o jovem Pauez (PDT), filho do ex-prefeito Lacerdino. Vale lembrar que a disputa seria com o ex-prefeito Carlucinho, que acabou desistindo. Em São João da Ponte, a situação é semelhante: o prefeito Danilo Veloso (PT) caminha para renovar o mandato. Ele tem como adversários Dr. Rodrigo (PSL) e Simão Paula (PPS).

Publicidade
Publicidade
Comentários