Apoio prefeitos

22/05/2018 às 06:21.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:11

Em entrevista a um jornal de Belo Horizonte, o deputado estadual Paulo Guedes (PT) comentou que, mesmo diante das dificuldades da gestão estadual, Fernando Pimentel deverá contar com apoio de 60% dos prefeitos do Norte de Minas. Mesmo não tendo bola de cristal, seria fácil afirmar que dificilmente este índice será atingido. Diante da falta de investimento do Governo na região, aliada à retenção de recursos das prefeituras por parte do Governo do Estado, tal alinhamento fica até difícil para os prefeitos.

Como assim?
Tomando como base o quadro político de hoje, teremos hipoteticamente cinco candidatos que disputarão diretamente o Governo de Minas (Fernando Pimentel, Marcio Lacerda, Antonio Anastasia, Dinis Pinheiro e Rodrigo Pacheco). Se todas essas candidaturas fossem até o final, o que não acredito, nós teríamos em Montes Claros uma situação inusitada. O casal de ex-deputados Jairo Ataíde e Ana Maria Resende – ele presidente local do DEM e ela, do PSDB – assumiriam posições e candidatos diferentes. Aliás, na cidade, os dois partidos estão hibernados.
 
Lacerda fora
Todas as articulações dentro e fora do Estado caminham para a desistência do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda de ser o cabeça de chapa na disputa pelo Governo de Minas. Primeiro, até agora não conseguiu apoio de nenhum dos principais partidos no Estado. Para piorar, declarou à imprensa paulista que não descarta a possibilidade de ser vice do presidenciável Ciro Gomes (PDT) e que ficou honrado com a lembrança. Se fez tal declaração, é porque ele próprio não está acreditando que conseguirá levar adiante o projeto de disputar o Governo do Estado. Vale lembrar que em 2003, no Governo Lula, Lacerda foi secretário de Ciro no Ministério da Integração Nacional.
 
Desdobramento de acordo
É possível afirmar que a costura de setor da esquerda na disputa presidencial afetará diretamente as articulações em Minas. É praticamente certo que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) será o candidato apoiado pelo PT e, de quebra, fará composição com o PSB. O resultado destas articulações é que em Minas Gerais o PDT e o PSB serão obrigados a caminhar com a candidatura à reeleição de Fernando Pimentel.
 
Polícia Federal
Por diversas vezes usamos este espaço para cobrar da direção da Polícia Federal a designação do novo delegado-chefe para Montes Claros, cargo vago desde fevereiro deste ano. Na sexta-feira, conversei com o delegado indicado para assumir a função. Trata-se de Gilvan de Paula, que vem da cidade de Campos, no Norte fluminense. A decisão não foi oficializada, já que o ato ainda não foi publicado. Gilvan comentou que sua família continua no estado do Rio de Janeiro e que a mudança definitiva deverá acontecer até o início do próximo mês.
 
Falta estrutura
O delegado federal Gilvan de Paula, que até a próxima semana deve ter sua designação oficializada para comandar a Delegacia da PF em Montes Claros, admitiu que em princípio não tem previsão de reforçar o efetivo, carente principalmente de delegados e agentes. ‘

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por