Antecipando os fatos

19/07/2018 às 07:04.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:29

A coluna antecipou vários assuntos que somente agora os grandes jornais do Estado estão divulgando. Há cerca de dois meses comentamos, neste canto de página, que apesar dos discursos, o MDB não teria candidatura própria. Comentamos ainda que a briga com o PT era apenas de fachada e que continuava o desejo de reeditar o casamento. Aliás, faltando cerca de três meses para as eleições é possível antecipar que o pleito deste ano será decidido no primeiro turno. Teremos no máximo três chapas na disputa direta pelo governo do Estado.
 
Perdendo lideranças
Lideranças ligadas ao MDB no Norte de Minas, incluindo prefeitos, vereadores e dirigentes do partido nos municípios, já anteciparam que não acompanham a agremiação em caso de reeditar a coligação com o PT. Alegam que terão dificuldade para convencer o eleitor. Na prática, os deputados estão preocupados apenas em coligarem na proporcional de forma a salvarem seus mandatos. Sabem que na disputa majoritária a tendência é que os dois partidos morram abraçados. Aliás, diante da turbulência que toma conta do MDB, o partido marcou sua convenção para a data limite, que é 5 de agosto.
 
Junto a golpistas
Antes mesmo do acerto entre PT/MDB, o constrangimento já é visível. Além de desavenças pontuais entre Pimentel e emedebistas, a presença da ex-presidente Dilma Rousseff é o que mais tem incomodado. Desde quando sofreu o impeachment, Dilma tem proferido palestras em diversos países e Estados brasileiros onde o assunto central é chamar o MDB de golpista. Se não bastasse, é uma situação nada confortável participar de um palanque com a presença dos deputados que votaram favorável ao seu impeachment.
 
Emenda orçamentária
A Assembleia de Minas aprovou na terça-feira emenda ao orçamento onde é assegurado 10% dos recursos arrecadados com a Cessão de direitos creditórios, para serem investidos em projetos e construção de barragens na Área Mineira da Sudene. A previsão é que seja arrecadado em 2019 R$ 2 bilhões, o que vale dizer que R$ 200 milhões poderão ser investidos em projetos, grandes e pequenas barragens e barraginhas no Norte de Minas.
 
Salve as BRs
Os constantes acidentes nas BRs do Norte de Minas, em especial na BR-251, descortina uma série de problemas, e não somente a necessidade da duplicação, que é uma medida que pede urgência. Fica claro, também, a necessidade do aumento do número de policiais rodoviários, a inspeção nos veículos de carga e a situação dos motoristas. Achar que a solução passa pela simples colocação de radares demonstra desconhecimento do assunto ou má vontade.
 
Cadê o helicóptero
Quando assumiu o governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) prometeu que enviaria um helicóptero para atender o Norte de Minas através do Corpo de Bombeiros e Samu. Em janeiro deste ano esteve em Montes Claros e garantiu que dentro de 30 dias a aeronave estaria na região. Faltando cinco meses para deixar o governo, não se fala mais no assunto. Diante dos constantes acidentes graves que têm ocorrido nas estradas da região, a exemplo do que ocorreu na terça-feira na BR-251 e ontem na BR-135, o Governo do Estado deveria se sensibilizar, olhando estas Gerais, como parte de Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por