Américo Martins

Preto no Branco / 11/06/2021 - 00h57

Tramita na Assembleia Legislativa de Minas, sendo analisada pelas comissões, proposta de iniciativa do deputado Arlen Santiago para homenagear o saudoso empresário e jornalista Américo Martins Filho, dando o seu nome à MG-402, trecho entre Pintópolis e Urucuia, cujo início do asfaltamento está previsto para este ano. Vale ressaltar que Américo foi um dos responsáveis pela emancipação de Urucuia (distrito de Santa Cruz), contribuindo para criação de escolas, posto de saúde e cedendo lotes para construção de casas e igrejas.

Novela CPI
Se a CPI criada para apurar a condução do enfrentamento à Covid-19 já vinha perdendo a credibilidade pelo direcionamento dado por maioria dos seus integrantes, agora é que o resultado foi totalmente contaminado. A decisão da ministra Rosa Weber, do STF, de autorizar o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não depor no Senado deixa dúvida em relação às denúncias que pesam contra ele, bem como o resultado da CPI. Continuo com a opinião de que o Inquérito não passa de uma novela com enredo dirigido a um único personagem e alimentado pelos holofotes de grandes órgãos de imprensa.
 
Vacina Covid
Tudo leva a crer que em Montes Claros o setor de saúde anda meio perdido com relação a critérios e à programação de vacinação da Covid-19. A todo instante tem sido pressionada para atender setor específico da sociedade, perdendo totalmente “o fio da meada”. A decisão de priorizar pessoas com comorbidade creio que é justificável. Entretanto, vacinar pessoas de segmentos que continuam trabalhando remotamente, não convence. Basta dizer que em Belo Horizonte, por exemplo, já estão sendo vacinadas pessoas de até 56 anos, e, por aqui, há quase três meses paramos nas pessoas de 60 anos.
 
Licitação BR-135
A coluna recebeu a informação de que o Ministério da Infraestrutura definiu que, até setembro, será publicada a licitação para o asfaltamento na BR-135, no trecho entre Itacarambi e Manga. A previsão é a de que a obra tenha início no primeiro semestre do próximo ano.
 
Zema
Na quarta-feira, o governador Zema apresentou, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o Plano de Desenvolvimento do Norte e Nordeste com investimento de R$ 1,43 bilhão, a ser executado em 2021 e 2022. O Norte terá recursos de R$ 945 milhões, divididos em 35 ações, dentre elas a construção de pontes sobre o rio São Francisco nas cidades de São Francisco, Itacarambi e São Romão. Também faz parte do plano a pavimentação da MG-402 entre Pintópolis e Urucuia. Por fim, Zema cita a parceria com o governo federal para retomada das obras do Projeto Jequitaí. Vale ressaltar que parte dos recursos integra acordo com a Vale, e que vem encontrando dificuldade de aprovação na Assembleia Legislativa.

Publicidade
Publicidade
Comentários