Última pesquisa

06/10/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:49

Hoje é o último dia para divulgação de pesquisas de intenção de voto, tanto na disputa presidencial como nos governos dos estados. Como os números serão confrontados com o resultado de amanhã, é evidente que os institutos alinharão os dados de acordo com a realidade. De qualquer forma, pelos últimos números divulgados, tanto os eleitores como os próprios candidatos já sabem quem têm chance de ir para o segundo turno. A polarização desde o início do processo permitiu tal leitura. Como não tivemos acesso à metodologia utilizada nas pesquisas, fica a dúvida em relação às chances do processo ser, ou não, decidido já no primeiro turno.
A pesquisa divulgada na quinta-feira pelo Data Folha traz como novidade o fato de somente o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) continuar crescendo (subiu de 33% para 35%), enquanto o seu principal concorrente, Fernando Haddad, continua estagnado com 22%, crescido dois pontos percentuais. O candidato Ciro Gomes aparece com 11%, o que ainda não representa risco para ocupar a vaga de segundo colocado, que é do candidato petista.
 
Disputa em Minas
Se confirmado nas urnas neste domingo a tendência dos números apresentados na disputa pelo governo do Estado, é certo de que as chances de que em Minas a eleição majoritária seja decidida no primeiro turno ficou distante com o fato de o candidato Zema (Novo) aparecer em terceiro lugar com 11%. Anastasia aparece com 30% e Pimentel com 19,8%, Adalclever 2% e o restante 2%. Com isso, vale dizer que somando a votação dos concorrentes, chegamos a 36%, o que na tese não nos permite antecipar que o pleito será decidido amanhã. Vale lembrar que tem instituto colocando Zema com 15%.
 
Pesquisa consumo interno
Não é nenhum segredo afirmar que, se tratando de pesquisa no Brasil, a única em que realmente os políticos confiam são aquelas contratadas para consumo interno. A este respeito, nos bastidores do debate realizado na quinta-feira pela Rede Globo, ficou claro que os próprios adversários do candidato Jair Bolsonaro temem que o processo seja decidido neste primeiro turno, principalmente com a debandada de candidatos do Centrão e das principais bancadas do Congresso Nacional.
 
Candidatos da região
No Norte de Minas, a tendência natural é de que os atuais deputados da região consigam a reeleição. A grande dúvida fica por conta de novatos com chances de eleição. Sem citar nomes, entendo que, mesmo com a saída de Paulo Guedes, que disputa uma vaga na Câmara Federal, é real a chance de mantermos ou aumentarmos a bancada na Assembleia Legislativa. O mesmo podemos afirmar em relação a deputado federal, onde poderemos ter de dois a três novos representantes.
 
Lei Seca
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) determina que no domingo está proibida a venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas em todo o Estado entre 6h e 18h. O mesmo acontecerá em 28 de outubro, em caso de segundo turno. Vale lembrar que a Lei Seca não é obrigatória e a aplicação fica a cargo de cada Estado ou município.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por