O crescimento de Montes Claros

Maria Luiz S. Teles
08/06/2017 às 00:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:58

Nenhuma cidade necessita ser fria, indiferente, cinza, puro concreto. As cidades precisam ter poesia e individualidade. E o que acontece com Montes Claros?

É sem esse toque que ela se torna, dia-a-dia. Cresce, mas cresce sem beleza e poesia. Não é que não existam por aqui belos movimentos artísticos. Temos poetas, artistas plásticos, cantores, músicos, artesãos, teatrólogos e podemos, sempre, assistir a belos shows, vernissages, concertos, amostras de cinema, fotografias e poesia. Entretanto, quero referir-me à parte arquitetônica e urbanística. Falta-lhe cor, cuidado com a limpeza, pouca vegetação urbana. Enfim, embora uma grande metrópole, nossa terra não tem beleza.

A arte precisa alcançar as ruas. Necessitamos de movimentos que a levem para o espaço público. Afinal de contas, a cidade é nossa casa e quem não quer sua casa bonita, perfeitamente higienizada e decorada? Onde estão os grafiteiros para levar sua arte para as ruas? É preciso que se distinga, entretanto, o vandalismo do verdadeiro movimento da arte grafiteira, que colore e embeleza a cidade.

Onde estão os artesãos para enfeitar nossa urbe com os “yearn bombing”? E as construtoras que, além de colocarem abaixo casas tão lindas, que bem caracterizavam os anos 40, 50, 60, não sabem senão colocar mais cinza ou um único padrão de construção na cidade?

Faço aqui um clamor aos arquitetos-artistas para que renovem suas técnicas, permitam desabrochar sua criatividade e deixem-na voar para que cada nova construção, mesmo em movimento vertical, seja uma inovação, uma obra de arte que vá embelezar a nossa cidade.

Onde estão os ambientalistas para não permitir que a fúria capitalista degrade o nosso meio-ambiente? Fico triste ao ver, por exemplo, o nosso belo Parque Municipal, originariamente um recanto poético, lugar de reflexão e lazer, completamente abandonado. O mato cresce, os bandidos e drogados lá se refugiam, os brinquedos originais, onde minha filha-criança brincava, hoje estão totalmente quebrados. Quando teremos um prefeito que não apenas administre, faça política, angarie votos futuros, mas também pense na higiene e na beleza da cidade? A cidade não pode crescer assim, desordenamente, sem um planejamento sério de urbanização e acessibilidade. É preciso fazer novas praças e preservar as que já existem. Não basta colocar ali uma fonte luminosa, mas cuidar da limpeza e da beleza dos canteiros.

Como era bom contemplar as rosas da Praça Dr. Chaves! Onde elas foram parar? Anos atrás a Câmara aprovou uma praça com o nome de meu pai e onde existiria um busto seu. Entretanto, eu jamais vi a tal praça...

E os lugares bonitos e saudáveis para o lazer e a prática de esportes do povo?

Assisto a cidade crescer e, talvez, em pouco tempo, eu já não esteja mais aqui, e não vejo poesia nenhuma nela...

E o povo? Onde está o povo? Onde estão os artistas? Com certeza, escondidos em “buracos”, onde também estão os verdadeiros educadores... É uma lástima...

*Escritora

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por