‘Entre as máscaras’

Giu Martins / 01/05/2021 - 00h13

Instalada no Montes Claros Shopping, a exposição “Entre as Máscaras” convida os visitantes a fazerem um recorte do cotidiano e refletirem sobre o momento atual, em que a máscara, além de ser um acessório de proteção individual e coletiva, fundamental na luta contra o coronavírus, se tornou um símbolo de cuidado. São oito telas, na dimensão 85 cm x 65 cm, do artista norte-mineiro Mário Soares, que podem ser conferidas na loja ao lado da Track & Field de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h. 

A série ilustra cenas atuais e tem como intuito conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da máscara para proteção individual e coletiva. As obras ainda provocam a reflexão sobre quem está por trás delas, suas histórias e sentimentos. “A partir da proposta que recebi do Montes Claros Shopping, iniciei o desenvolvimento das obras, trazendo momentos do cotidiano nos quais as máscaras passaram a fazer parte, como a compra no supermercado, o passeio com o pet, um programa com a família. Ilustrei também um casal em cerimônia de casamento e uma violoncelista em homenagem aos músicos. Além disso, retratei algumas profissões da linha de frente em que uso da máscara é muito importante como na obra “O Médico” e a obra “A Jornalista”. Na série em exposição, a obra “Fada Bailarina” é uma releitura da obra “Bailarina de catorze anos”, do artista Edgar Degas e foi desenvolvida para um concurso do MASP - Museu de Arte de São Paulo, sendo premiada pelo mesmo”, detalha Mário Soares.

Sobre o artista Mário Soares
Filho de agricultores, até os 18 anos Mário viveu no sítio da sua família no campo. Apaixonado por desenhos desde a infância, ele sempre sonhou em seguir essa profissão de desenhista. Aos 20 anos partiu da sua cidade natal Bocaiuva (MG) em busca desse sonho. Ele viveu em cidades como Muriaé (MG), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). Em 2017, após se formar em Design de Moda na Escola de Belas Arte da UFMG, ele passou uma temporada na Itália. Onde aperfeiçoou seu olhar sobre a Arte, a Moda e Design. Retornando ao Brasil, iniciou seu trabalho como Designer de Estampas Têxteis, atuando para diversas marcas de moda e renomados estúdios brasileiros e italianos. Neste mesmo ano também tornou-se co-fundador da Fratelli Ateliê, uma casa de aluguel de trajes de festa na sua cidade natal. Com a criação da Galeria Mário Soares recebeu convite para ilustrar o telão do Programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo, suas ilustrações ficaram expostas no programa por uma semana. Além disso, ele foi o Ilustrador convidado pela Revista Casa e Jardim para Ilustrar a Edição da Revista do Mês de Setembro.

 

 

Publicidade
Publicidade
Comentários