Filantropia, arte e poesia

27/09/2018 às 08:37.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:40

Gente & Ideias lotou no último dia 20 todas as dependências da Casa São Carlos. Resultado do trabalho em equipe, principalmente dos voluntários, para comemorar uma década e meia de coluna defendendo uma boa causa: o amparo a pacientes em tratamento oncológico. Um evento filantrópico que promoveu o entrelaçamento de mãos de gente de vários segmentos da sociedade, que atenderam ao nosso chamamento. O resultado não poderia ser outro: bom cardápio, altruísmo, arte e música de altíssima qualidade, embalada pelos cantores Fágner Cardoso e Daniel Marcelo e pela poesia de Téo Azevedo, ganhador do Grammy Latino, amigo que aprendemos a admirar mais a cada dia.

Então, graças a essa união de esforços, uma festa verdadeiramente completa. Foi um momento muito especial, conforme prevíamos nas edições que antecederam o evento, que superou as nossas expectativas. Fazer o bem, então, foi o principal tempero, em comemoração na qual, além da performance dos músicos Saulo Leony e banda – que deram um show, interpretando clássicos de todos os tempos –, os artistas plásticos Tuca Melo e Walles Mota, distribuindo simpatia, pintavam telas na presença dos convidados. Os trabalhos artísticos foram, sorteadas entre os presentes.

A programação teve início pontualmente às 20h, com um show do ator Diógenes Câmara. Recepcionamos os convidados na casa que é na atualidade uma das mais frequentadas da cidade pelo bom atendimento e simpatia sem medida dos proprietários. O ambiente recebeu decoração temática, com assinatura da proprietária Ildesia Ferreira. Ela cuidou de tudo, inclusive do bufê.

No salão, mesas dispostas em um formato que aproximava as pessoas, como uma grande roda de amigos, com cartões personalizados “Nosso menu está especial, curta bastante a trilha sonora, tire muitas fotos, compartilhe conosco, não vá embora sem um abraço”, criação da artista plástica Tuca Melo, presente para os convidados.

Também foi muito especial a presença do empresário Paulo César Santiago (Divina Providência), sempre de braços e coração abertos. Então, estamos felizes e gratos pelo resultado. Nossa gratidão a Deus, pelo Seu cuidado constante em nossas vidas, e nossa consideração a todos os leitores e amigos que atenderam ao nosso convite. Valeu demais.

Gestora diz que o lar nasceu do sonho da paciente Eliana em ajudar o próximo Iranete Andrade, gestora da Casa Eliana

Casa acolhe com carinho e palavra de Deus
A montes-clarense Iranete Andrade, 45 anos, é bacharel em ciências contábeis e cursa o 4º período em direito. É voluntária na Casa Eliana, onde exerce a função de gestora. A casa, que recebe pacientes oncoló-gicos do Norte de Minas e demais cidades, fica na Rua Sebastião Dias Soares, 33, bairro São José. Iranete também tem um escritório em Nova Lima, Região Metropolitana de BH, onde presta serviços de assessoria em gestão empresarial. Confira nosso bate-papo:
 
Quando, por que e como surgiu a ideia da Casa Eliana?
A casa nasceu do sonho da Eliana, uma jovem montes-clarense que enfrentou um câncer de intestino, se tratou durante quatro anos e foi nesse período que ela teve o desejo de abrir a Casa de apoio. Eliana faleceu em janeiro de 2017, ela tinha 37 anos. A Casa Eliana nasceu em agosto de 2017.
 
Quantos pacientes a casa está capacitada a atender?
A Casa possui 10 leitos. São 5 quartos, cada um com 2 camas.
 
Como se dá o atendimento ao paciente? E quantas pessoas trabalham nela?
Os pacientes chegam à casa encaminhados pelo serviço social do hospital onde realizam o tratamento. Trabalham na casa a enfermeira Nara Andrade e Sônia Beatriz, que cuidam da alimentação dos pacientes e seus acompanhantes. Também contamos com outros voluntários.
 
Como sobrevive a casa?
A casa é mantida 100% de doações
 
Além da alimentação, hospedagem, que possibilita a vinda de pacientes do Norte de Minas e de outras cidades, o que você acredita ser um dos maiores benefícios da casa?
Geralmente os pacientes chegam à casa fragilizados e abalados devido o diagnóstico, e nós os acolhemos com amor e carinho. Fazemos de tudo para que eles se sintam em casa mesmo. Além de cama limpinha e confortável, também oferecemos o conforto da Palavra de Deus.
 
De que forma, uma pessoa pode colaborar com a Casa Eliana?
Quem quiser conhecer nosso trabalho pode agendar uma visita pelo telefone 99830-4496. Ou se desejar realizar alguma doação em qualquer valor, pode depositar:
Agência:1479-6
Conta corrente: 48.498-9
Banco do Brasil.
Ou
Agência:132
Operação:013
Conta poupança:149.945-9
Caixa Econômica
Associação Eliana Santos

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por